Com o objetivo de melhorar os procedimentos de comunicação em escolas localizadas em áreas distantes, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) irá entregar telefones celulares a 259 estabelecimentos de ensino. O processo de licitação foi concluído nesse mês, e visa suprir as necessidades de localidades rurais em que não existe viabilidade técnica para a instalação de telefonia fixa.

De acordo com a Secretaria os primeiros aparelhos deverão ser entregues em novembro para escolas do campo, indígenas e quilombolas. A Seed realizou um mapeamento das localidades e definiu pelo investimento.

“A telefonia móvel trará ganho de qualidade para o relacionamento com as escolas e facilitará o trabalho dos diretores, dos professores e a relação dos estudantes e suas famílias com a comunidade escolar nestas regiões, porque a escola é sempre referência na comunidade”, disse o governador em exercício, Flávio Arns.

Até o final de novembro os 27 núcleos regionais de educação estarão encarregados de fazer a distribuição dos aparelhos para as 259 escolas. “A entrega dos telefones facilitará o trabalho dos diretores destas escolas mais distantes durante o período de matrículas escolares e também na distribuição de aulas”, afirmou o secretário da Educação em exercício, Jorge Wekerlin.

Na opinião de José Valdir Kukelcik, chefe do Núcleo Regional da Educação de Guarapuava, que atende 30 mil estudantes de 75 escolas localizadas em oito municípios, o uso dos celulares deverá melhorar o fluxo de comunicação com as escolas, principalmente por muitas delas ficarem em áreas bastante afastadas. “Hoje a nossa comunicação com o interior ainda é muito precária, porque não existe telefone fixo em todas as localidades”, disse Kukelcik.

Foto: Cilos Roberto Vargas, chefe de gabinete da Seed e José Valdir Kukelcik, chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava | Giuliano Gomes/Seed