O resultado com a classificação final dos candidatos ao Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 2013 foi divulgado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). Quase oito mil professores do nível II, nas classes 8 a 11, realizaram inscrições nas 17 disciplinas que são ofertadas pelo programa. Língua Portuguesa e Matemática são as áreas com maior número de candidatos, respectivamente com 1.229 e 1.450 inscritos.

No total foram ofertadas para 2013 duas mil vagas. O processo seletivo ocorreu dentro da normalidade esperada. “A listagem publicada com o resultado final apresenta a classificação de todos os candidatos que efetivaram a inscrição, além de contemplar professores de turmas anteriores que, por motivos legais, tiveram suas vagas resguardadas”, explicou Cassiano Ogliari, coordenador estadual do PDE.

Até o dia 7 de novembro os professores classificados dentro do número de vagas para cada uma das disciplinas deverão comparecer ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de sua lotação. Os NREs estabeleceram um cronograma, que deverá ser respeitado pelos professores, para a assinatura do termo de compromisso ou desistência.

“Vale lembrar ainda que o professor deverá escolher, antecipadamente, uma das linhas de estudo disponíveis na área/disciplina escolhida para ingresso no programa”, destacou o coordenador.

O resultado final e as linhas de pesquisas podem ser conferidos aqui: http://www.educacao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=276.

Fundo Rotativo – A Seed também anunciou a liberação da nona parcela da cota normal de consumo do Programa Fundo Rotativo. Serão destinados mais de R$ 3,8 milhões para as mais de 2,1 mil escolas da rede estadual. As direções das escolas deverão gerir os recursos de maneira descentralizada.

A verba poderá ser utilizada para a manutenção, contratação de empresas para execução de pequenos reparos e consertos de bens permanentes e mobiliários, aquisição de materiais e outras despesas relacionadas à atividade educacional.