O Banco do Brasil encerra nesta segunda-feira (5) as inscrições do concurso para escriturário que abrange 15 estados do país. Ainda que a seleção não ofereça número de vagas definido, pois é para cadastro de reserva – o banco chama os aprovados de acordo com a necessidade -, deve ser bastante concorrida. Quem já vinha se preparando com antecedência deverá dar atenção especial para as novidades e para mudanças no conteúdo programático do edital em relação aos anteriores.

Os estados do concurso são Acre, Amapá, Amazonas (parte do estado), Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina (parte do estado) e Sergipe. O salário é de R$ 1.892,00 para jornada de trabalho de 30 horas semanais. O candidato deve ter ensino médio e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação. A seleção terá provas objetivas e prova discursiva-redação.

A aplicação das provas objetivas e da prova discursiva-redação está prevista para o dia 13 de janeiro de 2013, no período matutino, e serão realizadas nas cidades indicadas no anexo I do edital.

A prova de conhecimentos básicos terá português, raciocínio lógico-matemático e atualidades do mercado financeiro. A prova de conhecimentos específicos terá cultura organizacional, técnicas de vendas, atendimento (focado em vendas), domínio produtivo da informática e conhecimentos bancários.

De acordo com especialistas, é a primeira vez que o BB cobra redação, atualidades do sistema financeiro, cultura organizacional e técnicas de vendas. Já o conteúdo programático da disciplina de conhecimentos bancários mudou bastante em relação ao edital anterior, assim como o de informática.

O G1 traz dicas gerais e por disciplinas para que os candidatos possam se preparar de forma mais abrangente.

Dicas gerais
Carlos Alberto de Lucca, especialista em concursos públicos, diz que, como não há pesos diferentes para cada disciplina e nem a quantidade de questões, o candidato deve estudar duas matérias por dia: uma que nunca viu (ou não lembra) e outra que já estudou. “Estudar uma disciplina pela primeira vez demanda mais tempo. É necessário ler a teoria, entender, resumir, fazer exercícios de aplicação e depois exercícios de fixação, como o de provas anteriores, para memorizar e adquirir velocidade”, diz.

Para matérias já estudadas, a sugestão do especialista é estudar por resumos e resolver questões (especialmente de provas anteriores).

“Na prática, apesar da preocupação do banco, será uma avaliação teórica com questões objetivas, pois não há prova prática. Minha sugestão é que o aluno inicie seus estudos pelos assuntos novos, pois acredito que tenham uma maior probabilidade de cobrança”, diz De Lucca.

Karina Jaques, da Academia do Concurso, diz que conhecimentos bancários é sempre a disciplina principal, mesmo que não haja determinação de peso para cada disciplina. “Nesse concurso, por exemplo, acertar mais questões de conhecimentos bancários é o segundo critério de desempate, depois do desempate para o idoso”, diz. A professora aconselha treinar questões da banca, para que o candidato se familiarize com a linguagem e assuntos mais cobrados.

Leonardo Pereira, diretor do IOB Concursos, diz que o plano de estudos deve incluir todas as disciplinas, mas privilegiar as que o candidato tem mais dificuldades, já que em uma prova concorrida como essa, nada pode ser deixado de lado.

Redação
É a primeira vez que o Banco do Brasil cobra redação em seus concursos. De acordo com De Lucca, o último concurso da Caixa Econômica Federal também trouxe essa novidade. “Redação é eliminatória, ou seja, o candidato que não atingir metade do total de pontos possíveis estará eliminado do concurso, independentemente da nota que obter nas outras provas”, ressalta.

Serão avaliados os seguintes critérios: conteúdo (até 40 pontos), estrutura (até 30 pontos) e expressão (até 30 pontos). De Lucca recomenda verificar no edital os casos que podem gerar nota zero; lembrar que a redação trate do tema proposto; que o texto seja em prosa dissertativo-argumentativo; ter atenção com o número mínimo e máximo de linhas e à coerência, relacionando o início, o desenvolvimento e a conclusão; não usar gírias e clichês e lembrar que as palavras estrangeiras deverão ser escritas entre aspas.

“Aconselho fazer duas redações por semana até a prova. A prática é muito importante para adquirir velocidade e confiança. Se tiver algum professor com conhecimentos de técnicas de redação, peça para corrigir. Caso contrário, leia a redação após alguns dias e faça uma autocrítica. Dê preferências a temas relacionados a economia, sustentabilidade e trabalho. No recente concurso para técnico bancário novo da Caixa Econômica Federal, foram dados alguns textos e o tema da redação foi ‘A polêmica entre a necessidade do progresso e as implicações do lixo nas condições de vida no planeta’. A redação pedia que fosse justificada a posição com argumentos”, diz.