Confira algumas dicas de situaç`ões a serem evitadas no período de realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Chegar atrasado – A prova começa às13 horas. O ideal é estar no local uma hora antes.

Ficar preso no trânsito – Os locais de prova do Enem concentram grande número de estudantes. A chance de ficar preso em um congestionamento é muito grande. Procure visitar o local no dia anterior, consulte um mapa e busque rotas alternativas.

Esquecer os documentos – Leve sua ficha de inscrição e um documento de identidade com foto e guarde-os bem. Não utilize lápis, só é permitido o uso de caneta esferográfica preta de material transparente.

Ter pressa em ler os enunciados – Não dê ouvidos a quem te pede para “pular” o enunciado da questão e ir direto à pergunta. O Enem é uma prova para leitores competentes.

Não fazer a prova de redação – Muitos alegam cansaço para não realizá-la. Essa prova exigirá a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, normalmente com temática social, para defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, fundada em argumentos consistentes e apresentados estruturados de forma coerente e coesa, obedecendo à norma padrão da língua portuguesa.

Preencher a folha de respostas errado – Você deve entregar a folha de respostas preenchida antes do término da prova. Se deixar essa tarefa por último, as chances de erro ou nervosismo são reais.

Não fazer a prova toda por má gestão do tempo – A gestão do tempo no Enem é crucial. Se você for disciplinado, já tem um grande diferencial a seu favor. Se demorar muito em algumas questões, você pode usar a tática do “pega-varetas”, ou seja, comece com as mais fáceis e depois vá para as difíceis. O importante é fazer a prova toda.