A Prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu, através da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de obras e urbanismo em parceria com a Sanepar, está ampliando o fornecimento de água tratada aos munícipes.

Foram realizados no recentemente seis ligações na linha Tateto e dezesseis ligações na saída para a comunidade de Vista Alegre. Segundo as informações do responsável pelo setor Flávio Szabléwski, os recursos utilizados são da prefeitura municipal.

O poço artesiano da Linha Pereira que fornece água para parte da Linha Queixinho, parte de Linha Pereira e parte da comunidade de Vista Alegre apresenta vazão insuficiente, com um sistema de distribuição onde ocorre falta de água em algumas residências.

Foi instalado um sistema automatizado para acionamento da bomba de recalque automático de água e serão instaladas caixas de água em locais estratégicos. Com isso pretende-se melhorar o funcionamento da distribuição e a melhor utilização da água disponível.

A secretaria também vem a vários anos executando o trabalho de proteção de fontes, do programa municipal de proteção de fontes de água que consiste na construção de uma estrutura protetora para as nascentes. O objetivo é evitar a contaminação da água por partículas de solo, matéria orgânica, insetos e outros.

Existe também um convênio entre SEAB, EMATER e o MUNICÍPIO onde está sendo realizada a proteção de nascentes.
Nesse convênio, em torno de 90 fontes na área rural do município serão protegidas. Para o agricultor não há custo financeiro, a não ser a mão de obra para auxiliar o trabalho e a preservação do entorno da nascente a sua contrapartida.
Na construção das estruturas de proteção é feito primeiramente a retirada da água e limpeza, retirando o barro e matéria orgânica da fonte.
O espaço da fonte é então preenchido com pedras rachão e brita, que no final são cobertos por lona e terra ou por solo-cimento. Basicamente são feitos dois tipos de estrutura, a de sistema fechado e o tipo com manilha de concreto, onde fica espaço para instalação de bomba d’água.