Nesta quinta feira, dia 16, mais um júri foi realizado no fórum da comarca de Chopinzinho. Idevilson José Ribeiro esteve sentado no banco dos réus, o qual respondeu pelo crime de homicídio simples, fato ocorrido no dia 17 de novembro de 2007, na comunidade de Linha Santa Luzia, interior de Chopinzinho, onde a vítima Floriano Zigoski foi morto com um golpe de foice na cabeça.

O réu permaneceu em liberdade até o julgamento. Ao final da sessão do júri, Idevilson José Ribeiro foi condenado a pena mínima de 05 anos em regime semiaberto. De acordo com o juiz Dr. Arthur Cazella Jr, como prevê a legislação processual penal, o réu respondeu todo o processo em liberdade e não praticou nenhum outro ato posteriormente que justifique a prisão cautelar, como por exemplo, praticar outro crime, colocar em risco a segurança pública ou fugir do distrito da culpa, ele permanece em liberdade condicional até o transito e julgado que é quando não cabe mais nenhum recurso em relação a essa sentença. A partir do momento em que transitar e julgado a sentença sem alteração, será expedido mandado de prisão para fins de cumprimento da pena que o réu foi condenado, destacou o juiz.

Dr Arthur destacou também que a partir do júri desta quinta feira, dia 16, houve uma mudança no horário das sessões de julgamento. “Anteriormente os juris iniciavam a partir do meio dia, sendo que com a mudança, a partir de agora as sessões iniciarão sempre a partir das 09h30min”, disse o juiz.

A mudança segundo o magistrado visa facilitar o trabalho do corpo de jurados, tendo em vista que a maioria tem família e muitos juris estavam terminando altas horas da noite.