O Ministério Público do Paraná propôs, nesta quinta-feira, 2 de agosto, ação civil pública de responsabilidade por ato de improbidade administrativa contra o prefeito e o secretário municipal de esportes de Chopinzinho.

De acordo com Promotoria de Justiça, o secretário acumulou também o cargo público de professor do Estado, com 28 horas semanais, além da pasta na Secretaria Municipal de Esportes. A ação refere ainda que o secretário é também o responsável técnico por uma academia em Chopinzinho, com 42 horas semanais de serviço, com o conhecimento e anuência do prefeito municipal.

O MP-PR requer a condenação dos envolvidos por ato de improbidade administrativa, com o ressarcimento integral dos valores salariais acumulados pelo secretário desde 2009.

Secretário pede exoneração

Após tomar conhecimento das denúncias, o secretário Vanderlei Hartmann, encaminhou na tarde desta segunda feira, dia 06, o pedido de exoneração do cargo. De acordo com ele, apesar de não ter sido notificado oficialmente, ao tomar conhecimento da ação, achou por bem pedir afastamento da função de secretário até que a questão seja esclarecida. “fico bastante chateado e triste por ter que me afastar da secretaria num momento em que estamos com vários projetos esportivos e competições em andamento, porém, acho que é a melhor decisão a ser tomada até que as coisas sejam esclarecidas”, disse Hartmann.

Com relação às denúncias, ele disse que é proprietário da academia citada, porém, não dá aulas no local, e, quanto às aulas do estado, Hartmann confirmou que têm 20 horas semanais, mas é perfeitamente possível conciliar os horários com a função de secretário.

Vanderlei disse que está com a consciência tranquila de que não fez nada de errado e se afasta da secretaria com a sensação do dever cumprido e ter colaborado com a administração municipal no esporte. Questionado sobre quem ficará respondendo pela secretaria, Hartmann disse que não sabe. “A decisão sobre a nomeação do novo secretário para me substituir, ficará sob a responsabilidade do prefeito Crestani”, finalizou Vanderlei.