As obras da infraestrutura que irá abrigar o “Serviço de Atendimento Móvel de Urgência” SAMU no município de Chopinzinho deverão estar concluídas nos próximos dias. A afirmação foi feita pelo prefeito Vanderlei Crestani, segundo o qual, os trabalhos estão em ritmo acelerado.

Na semana passada, Crestani disse que esteve em uma reunião na sede da AMSOP, em Francisco Beltrão, com toda a diretoria do consórcio de municípios da região que vai fazer a gestão do SAMU nos 42 municípios.

Após a reunião, ficou definida a convocação imediata dos funcionários da área administrativa do consórcio e no dia 15 de agosto, serão chamados os técnicos, ou seja, médicos, enfermeiros, socorristas e auxiliares, os quais irão passar por uma fase de treinamentos durante 30 dias, para que no dia 15 de setembro, o SAMU de Chopinzinho possa iniciar as atividades através do telefone 192.

A Unidade de Chopinzinho, de acordo com o prefeito, é uma das quatro unidades avançadas do sudoeste e contará com mais de 30 funcionários que já foram selecionados através de concurso e duas ambulâncias, sendo uma normal e uma UTI móvel.

Crestani disse ainda que nos dias que antecedem o início das atividades do SAMU no município, será feito um amplo trabalho de esclarecimento para a população sobre os serviços prestados pelo órgão. “Muitas pessoas acham que o SAMU serve apenas para prestar serviços de emergência e atendimento a acidentados, porém, o SAMU é muito mais que isso, a central de regulação do órgão que é através do telefone 192, presta todo o atendimento do serviço de saúde, inclusive com orientações para medicação, transporte de pacientes, enfim, é um serviço bastante complexo e bastante amplo e não simplesmente o resgate de pessoas acidentadas, por isso será feito um trabalho abrangente de divulgação” disse Crestani.