O ministério público da comarca de Chopinzinho está convocando toda a população para participar no dia 26 de julho, quinta feira, a partir das 19h00min no Anfiteatro Davi Rogos Schmidt de uma audiência pública que terá como tema: “A saúde que nós queremos”.

De acordo com o promotor Dr Luciano Matheus Rahal, idealizador do evento, o objetivo é ouvir os usuários do sistema SUS sobre o atendimento prestado no município em saúde pública, colhendo assim, críticas e sugestões com vistas à melhoria do sistema mediante a atuação do ministério público e outros órgãos.

O promotor destacou também a forma que a comunidade poderá participar com perguntas. Segundo ele, somente terão direito a fazer uso da palavra no evento, os usuários do Sistema Único de Saúde, residentes em Chopinzinho, estando excluídos gestores públicos do município, funcionários e prestadores de serviços na área de saúde pública e privada, vereadores e candidatos a quaisquer cargos eletivos para o pleito de 2012 (por razões eleitorais e visando o bom andamento dos trabalhos, já que o objetivo primordial do evento é ouvir a população). Outro critério para formalizar questionamentos é a necessidade de o participante manifestar o interesse em até cinco horas antes do evento, através de contato com a 1ª Promotoria de Justíça de Chopinzinho pessoalmente, no horário comercial, ou por meio do telefone 3242 1844, ou ainda pelo email aaferreira@mp.pr.gov.br, fornecendo os seguintes dados: nome completo, RG, profissão e endereço.

Dr Luciano lembrou também que o limite para o uso da palavra pelos inscritos será de cinco minutos, podendo ser excepcionalmente prorrogado a critério do presidente da audiência pública. Da mesma forma, também a critério do presidente do ato, poderá ser permitida a participação de pessoas não previamente cadastradas, desde que haja disponibilidade de tempo, espaço e pertinência temática.

O evento será integralmente gravado em mídia digital, bem como redigida a ata com o resumo do ocorrido, documentos estes que estarão disponíveis na Promotoria de Justiça da comarca a toda a população para consulta posterior.

Com base no teor das informações coletadas, o ministério público adotará as medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis, na tentativa de solucionar eventuais problemáticas apresentadas.

Os casos omissos, de acordo com Dr Luciano, serão decididos pelo representante do ministério público organizador do evento, com base na resolução nº 82, do conselho superior do ministério público.