Na última sexta feira, dia 13, houve a confirmação do registro de quatro casos da gripe A no município de Chopinzinho. Diante da informação, o prefeito municipal Vanderlei Crestani se reuniu com a secretária de saúde, Ivete Lorenzi e o secretário de Educação, professor Ivo Patel, para tomar medidas imediatas para combater a proliferação da doença no município.

Os exames realizados até o momento confirmaram o registro de quatro casos, porém, a secretária de saúde, Ivete Lorenzi, acredita que o número de casos pode ser bem maior, pois a doença se espalha muito rápido e de maneira muito fácil. “A partir de agora, o paciente que procurar a unidade de saúde com sintomas da gripe A, a orientação é de imediato aplicar a medicação ao invés de fazer o exame como vinha sendo feito. Essa medida é importante, pois, o resultado do exame demora cerca de 15 dias, o que representa muito tempo para começar o tratamento”, disse Lorenzi.

A secretária destacou ainda que doses da vacina também estão em falta em todo o estado do Paraná. “Mesmo que uma nova remessa de doses seja disponibilizada, não será a solução, pois ela demora cerca de 15 dias para fazer efeito no organismo e como a doença já está se proliferando também não vai evitar a propagação do vírus H1N1”, destacou a secretária.

A principal medida para minimizar a expansão da doença, é a “prevenção”, com medidas simples de higienização como: Cobrir nariz e boca com um lenço descartável ao tossir e espirrar, jogando o lenço numa lixeira em seguida; Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou com produto de limpeza à base de álcool; Evite tocar seus olhos, nariz e boca (especialmente após tocar em maçanetas, corrimões, etc.); Evite contato com pessoas infectadas, pois o vírus é transmitido de pessoa para pessoa e se você ficar doente fique em casa, não vá ao trabalho ou à escola.

O secretário de educação, professor Ivo Patel, também destacou a preocupação com as creches e o retorno dos alunos do período de férias a partir do dia 23 de julho. Patel, disse que de imediato, a secretaria de educação já está tomando as medidas necessárias através de orientação e conscientização dos professores e funcionários das creches. Na sequencia, a mesma iniciativa será tomada com os professores e funcionários das escolas da rede municipal antes do retorno das aulas. “Com este objetivo, a secretaria de educação reunirá estes funcionários dia 20 de julho para orientar sobre a forma correta de agir preventivamente no retorno das aulas no dia 23”, disse Patel.