Em Chopinzinho 25% das gestantes têm menos de 19 anos, o dado revelado pelo prefeito Vanderlei Crestai mostra a importância da prevenção de doenças das mulheres e da gravidez. Esta é somente uma das três campanhas que foram lançadas no dia 25 de maio na abertura do lançamento da Campanha Mulher Mais Saúde. A promoção da campanha é da Secretaria da Mulher em conjunto com a Secretaria de Saúde de Chopinzinho. A finalidade é mobilizar e sensibilizar as mulheres para prevenção de doenças de gênero feminino, apontando atitudes e comportamentos da mulher, com o objetivo de cuidar-se e manter sua saúde integral: orgânica e mental. Na Campanha são apontados 05 itens que as mulheres no seu dia a dia devem praticarem: Qualidade de vida (lazer, família, convivência, espiritualidade, trabalho, meio ambiente...), Autoestima e Saúde Mental, Nutrição e Alimentação (por faixa etária e doenças crônicas), Serviços de Saúde de rotina de prevenção (consultas, exames, uso correto de medicação), Práticas físicas e esportivas. Parte da Campanha é o lançamento de 03 novos Programas voltados às mulheres: Mulher em Climatério (pré-menopausa e menopausa); Obesidade da Mulher; Educação Sexual e Prevenção a Gravidez na Adolescência.

Autoridades municipais que prestigiaram o evento ressaltaram a Secretaria da Mulher na mobilização e organização das mulheres articulando com as secretarias a execução de ações que venham de encontro as suas demandas e necessidades. A secretaria Neide Pasquali salientou da importância das mulheres participarem das atividades de prevenção as doenças femininas e salientou que a Municipalidade, através de suas secretarias oferece Programas que cumprem com todos aos itens propostos nesta Campanha coerentes para a Qualidade de Vida e prevenção de doenças, “nossas mulheres ainda estão adoecendo muito, é preciso que participem mais de Campanhas/ Palestras e Reuniões para serem orientadas a proceder e cuidar-se.

Programas

O Prefeito Vanderlei Crestai lembrou que em Chopinzinho a Administração valoriza e reconhece o trabalho das mulheres, pois cinco secretarias são comandadas por mulheres. A Secretária Ivete Lorenzi, falou dos três novos programas que trabalharão Pré Menopausa, Menopausa, Mulher e  Obesidade, Educação Sexual que engloba métodos contraceptivos e gravidez na adolescência. Inicialmente durante toda a semana bairros e comunidades terão um roteiro de palestras sobre os temas.