Duzentos produtores rurais chopinzinhenses receberão cinco toneladas de calcário para utilizarem em suas propriedades. O programa é da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e tem como meta auxiliar os pequenos produtores na melhoria da qualidade do solo, com foco principal nas pastagens. Segundo o Secretário de Agricultura Luis Pasquali serão beneficiados somente propriedades com menos de 20 hectares. “O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural tomou essa decisão. São mais 2.256 propriedades em todo o município, entretanto, após uma análise de solo, somente 200 propriedades estavam necessitando de calcário. O Prefeito Vanderlei Crestani de todo o apoio necessário para que pudéssemos realizar esse atendimento aos produtores”, conta Pasquali.

Cerca de 70% dos solos cultivados no Brasil apresenta acidez excessiva necessitando da prática da calagem. Durante a entrega o produto recebe instruções e também é alertado que o tratamento do solo com o calcário não resolve todos os problemas do solo, entretanto, aliados a outros cuidados podem contribuir significativamente para que aumente a produção e a qualidade das pastagens. O produtor Doralino Rodrigues elogiou o programa e afirmou que em uma época onde cada centavo faz a diferença o calcário ajuda e muito a sua propriedade que está localizada na comunidade de Santa Inês.

Durante o mês os produtores estão assinando a documentação na Secretaria de Agricultura e em seguida já começarão a retirar o seu calcário na empresa vencedora da licitação que está com o material à disposição dos beneficiados.