O município de Sulina acordou de luto na manhã de domingo, dia 29. Logo pela manhã, a população sulinense foi pega de surpresa pela notícia da morte do ex-prefeito José Nivaldo Stoffels, vítima de um infarto fulminante.

Nivaldo estava com a família visitando amigos e parentes no estado do Rio Grande do Sul, quando no sábado a noite, dia 28, próximo da meia noite, começou a passar mal e antes mesmo de ser socorrido teve um infarto.

O corpo do ex-prefeito foi velado na igreja matriz de Sulina e posteriormente sepultado na manhã de segunda feira, dia 30, no cemitério municipal.

HOMEM QUE FEZ HISTÓRIA NO MUNICÍPIO DE SULINA

José Nivaldo Stoffels, filho de Armindo Stoffels, já falecido e Erminda Stoffels, ele é de uma família de três irmãos: José Nivaldo Stoffels, Geni e Dirceu, já falecido. J

osé Nivaldo nasceu na cidade de Salvador das Missões, dia 31 de março de 1944. Lá conheceu a senhora Neuli Kasper, casaram-se em 20 de julho de 1968. Desta união foram agraciados por uma única filha, Anabel Stoffels, a qual é casada com Oglacir Jorge Scariot e lhe deu uma netinha, Ana Julia, com a qual convivia diariamente bons momentos de alegria, e por ela passou a ser chamado de pai avô. Nivaldo Stoffels deixa a mãe, a irmã, sua esposa, filha e genro, neta e sobrinhos.

Nivaldo, formou-se pela escola normal rural La Salle, de Cerro Largo-RS, foi professor do ensino fundamental no município de Porto Xavier no ano de 1964, e, posteriormente na escola rural do município de Cerro Largo até o ano de 1968, sendo transferido para São Pedro do Butiá até o ano de 1975. O início na vida pública deu-se como vereador em 1972 pela câmara de Cerro Largo-RS.

No ano de 1975, buscando uma vida e um futuro melhor para sua família, mudou-se para o então distrito de Sede Sulina, onde fixou suas raízes, trabalhando no comércio por 13 anos.

Sua preocupação sempre foi com o bem estar das pessoas que lá moravam. Participou ativamente no ano de 1987 da comissão pró-emancipação do município.

Diante desse projeto, coube a ele, estar junto a linha de frente como líder, como idealizador de um povo que demandava muitas necessidades. Nivaldo soube organizar a população para que juntos conseguissem alcançar inúmeros benefícios para a melhoria do município.

Atuação e perseverança foram as características marcantes na vida do “amigo” José Nivaldo Stoffels, motivo pelo qual tornou-se o primeiro prefeito de Sulina na gestão 89/92, sendo reeleito por mais duas oportunidades nos anos de 2000 e 2004.

Iniciou seus trabalhos com muita dificuldade, porém, José Nivaldo nunca desanimou diante disso, mostrou-se perseverante, e, assim, conquistou muitos benefícios para o município de Sulina, sendo a mais importante delas a ligação asfáltica de Sulina à BR 158 e das principais ruas e avenidas do perímetro urbano.

Além disso, foram inúmeras as obras conquistadas e todas com um único objetivo que é a qualidade e melhora de vida de seu povo.

José Nivaldo Stoffels sempre dizia: “FUI A LUTA E SEM RECURSOS JUNTOS VENCEMOS, CONSEGUI REALIZAR MEU SONHO E DE TODA A COMUNIDADE SULINENSE... MESMO CONTRA INÚMERAS DIFICULÇDADES, TRABALHAMOS FIRME E PROVAMOS QUE O IDEAL REMOVE MONTANHAS SEM ÓDIO, SEM RANCORES, SEM RESSENTIMENTOS E SEM QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO... TRABALHAMOS PARA TODOS E POR TODOS...”

Seu lema sempre foi: “PARA SE TER FUTURO, É PRECISO QUE SE TENHA PASSADO...EXPERIÊNCIA E COMPETÊNCIA, SÃO DUAS COISAS QUE PARA ELE FORAM DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A REALIZAÇÃO DE SEUS IDEAIS”.

Nivaldo citava sempre em seus discursos Charles Chaplin, que dizia “um sonho que se sonha só, é simplesmente um sonho, mas quando sonhado juntos atingimos a plena realização”.

Enfim, José Nivaldo deixa um legado e a plena certeza de que cumpriu sua missão e cabe aos que ficam seguir seu exemplo e dar continuidade na busca por um município cada vez melhor.