O clima de cidade pacata em Pinhal de São Bento, aqui no sudoeste, a cerca de 20 km de Ampére, foi interrompido na madrugada desta terça-feira, 17. Por volta da 1h da manhã de hoje bandidos explodiram o caixa eletrônico do Banco do Brasil que fica no centro da cidade.

Ainda não se sabe o número de pessoas que agiram, mas vizinhos após o forte barulho avistaram um Pálio prata com dois homens entrando no veículo e fugindo.

Os bandidos entraram no local e usaram uma alavanca para forçar o caixa e pôr os explosivos na porta do cofre. Após a detonação eles levaram o dinheiro, cujo valor ainda não foi revelado pelo Banco do Brasil.

Os danos no equipamento e também na sala foram de grande monta, inclusive o teto foi totalmente danificado e parte do telhado foi quebrado. A explosão foi tão forte que a porta do cofre do caixa eletrônico foi arremessada a cerca de 10 metros para fora do local. Estilhaços da porta de vidro voaram cerca de 30 metros.

A sala que abriga o equipamento fica no centro da cidade, num espaço cedido pela prefeitura e que tem ainda a secretaria de Cultura no mesmo prédio.

O gerente do Banco do Brasil, Luiz Carlos Lourenço explicou que após saber do ocorrido foi até Pinhal de São Bento. Ele, junto com a policia, tomaram as primeiras medidas que foi isolar a área. Após isso, já no começo da manhã foram tomadas as medidas internas da instituição financeira para registrar o ocorrido. Ele revela que nunca tinha visto uma situação como essa nas cidades onde trabalhou e que agora Pinhal ficará alguns dias sem caixa eletrônico.

O comandante do destacamento da Policia Militar no município, cabo Sandro, disse que o fato foi informado a polícia poucos minutos depois da explosão. Imediatamente os policias já iniciaram o trabalho de buscas, com apoio de efetivo de outras cidades. Ele disse, que além do Palio prata, também foi avistado um outro carro na cor escura, que provavelmente estava dando cobertura no assalto.

O prefeito de Pinhal de São Bento, Jaime Carniel disse que a cidade está traumatiza, pois nunca tinha ocorrido fato de tamanha proporção. Além disso, ele destacou os prejuízos que a prefeitura terá, pois a sala onde estava o caixa é de propriedade do município.

A polícia científica esteve no local para fazer a perícia. Agora cedo, por volta das 7h, quando as pessoas saíram para trabalhar, não acreditavam na cena que viam no centro da pequena cidade.

No mês passado bandidos arrombaram um caixa eletrônico do Banco do Brasil em Ampére. Na ocasião eles usaram um maçarico para chegar ao local do dinheiro.