Na manhã desta sexta-feira, 24, o Deputado Assis do Couto (PT) esteve em Chopinzinho e junto com o Prefeito Vanderlei Crestani (PSDB) iniciaram uma nova fase para o incentivo a psicultura no município. Nos anos 90 a cidade já tinha um programa de incentivo para a produção de peixes, entretanto, com o crescimento de outras culturas e entraves ambientais foi paralisado. Correligionários, secretários, vereadores e lideranças prestigiaram o evento que aconteceu no Gabinete do Prefeito e contou com a presença de José Vigineski que é Superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no Paraná.

Assis entregou uma escavadeira, no valor de R$ 330.000,00, que irá começar o trabalho remodelando antigos tanques e construído novos. “É importante este ato, por que estamos comprovando um amadurecimento político. Não podemos nos ater somente a siglas partidárias, sabemos que estamos entregando um equipamento nas mãos de pessoas competentes. Todos conhecem o trabalho desenvolvido em Chopinzinho pela equipe do Crestani. É triste vermos famílias perdendo tudo devido à seca, esse programa traz uma fonte de renda alternativa”, destacou Assis. O prefeito Crestani elogiou a postura do PT desde a era Lula e agora com a Presidente Dilma a frente do Governo Federal. “Um dos piores defeitos é a ingratidão. Sempre participo da marcha de prefeitos em Brasília. O PT desde que assumiu o Governo Federal tem acompanhado e participado das marchas, mais que isso tem dado atenção diferenciada aos municípios. Isso não acontecia em outros governos”, elogiou. Sobre a psicultura Crestani elencou que o programa poderá trazer mais benefícios a sociedade rural chopinzinhense. “Grande parte das propriedades tem investido em irrigação e os tanques além de serem usados para a produção de peixes também poderão ser utilizados como reservatório de água, um dos quesitos para o projeto de irrigação”, disse. O Superintendente José Virgineski afirmou que o Ministério quer incentivar a produção de peixes em toda a região. “Mesmo com o preço alto, falta peixe. Isso demonstra que tem mercado. Se produzirmos mais poderá contribuir para a queda do preço do peixe para o consumidor final. Chopinzinho irá produzir comercialmente, fazendo o manejo com assistência técnica. Não basta só comer peixe na sexta-feira, é preciso consumir várias vezes por semana. Isso é investir na sua saúde”, sugeriu Virgineski. O Ministério da Pesca entregou três máquinas como essa no Sudoeste, em Marmeleiro, Nova Prata do Iguaçu e Chopinzinho, e irá reunir os municípios envolvidos no processo para discutir como será realizado na prática esse incentivo na agricultura familiar.

O equipamento entregue já está no pátio da prefeitura chopinzinhense aguardando a entrega técnica para iniciar os trabalhos junto aos tanques. Em seguida, a Secretaria de Agricultura, através da equipe liderada por Luis Pasquali iniciará junto com Emater e Secretaria de Estado um trabalho de assistência técnica para que o município comece a produzir peixe comercialmente.