O Tenente-Coronel Everon César Puchetti Ferreira, é o novo comandante do 3°Batalhão da Polícia Militar (3°BPM) de Pato Branco. Ele deverá se apresentar nesta quinta-feira ao 5°Comando Regional de Cascavel, que abrange os batalhões do oeste e sudoeste do Paraná. Promovido recentemente de major para tenente-coronel, Puchetti foi transferido de Curitiba para Pato Branco.

Ele irá ocupar a vaga deixada, em setembro do ano passado, pelo então tenente-coronel Vilmar Becker, que foi promovido para coronel full e fez o caminho inverso ao ser transferido para Curitiba. Com a saída de Becker, o major Robertinho da Luz Dolenga, havia assumido interinamente o comando do 3°BPM, retornando agora ao subcomando, posto ocupado nos últimos cinco meses pelo capitão Geraldo Kochenborger, que volta as suas funções no setor de recursos humanos do 3°BPM.

De acordo com o major Dolenga, o tenente-coronel Puchetti deverá iniciar suas atividades no 3°BPM, logo após o carnaval. Ainda não está definido se haverá ou não uma solenidade de troca de comando.

 AVALIAÇÃO:

O Major Dolenga fez uma avaliação dos cinco meses que esteve no comando do 3°BPM, que abrange os 15 municípios da microrregião de Pato Branco. Ele destacou as ações de combate à criminalidade e ao tráfico de drogas. Em 2011, foram apreendidas 250 armas de fogo na área de abrangência do batalhão, com a prisão de 266 pessoas. As apreensões de drogas praticamente dobraram, subindo de 42 em 2010, para 80 em 2011, com a prisão de 140 traficantes. De acordo com o major Dolenga, a meta para este ano é reduzir em 15% a criminalidade dos 15 municípios da área de abrangência do 3°BPM, além de diminuir o índice de acidentes em Pato Branco. Outro objetivo é a implantação da Patrulha Rural de Palmas.