Ao testemunhar o choro triste de Sorondo, que teve certeza da gravidade da lesão responsável pela rescisão de seu contrato segundos depois de girar sobre o corpo e escutar o estalo no joelho direito, o diretor-executivo Paulo Pelaipe pressentiu na hora. Precisava correr contra o tempo e contratar um zagueiro de qualquer maneira.

Começava ali uma jornada tensa de negociação, que culminaria no anúncio de ontem: Naldo, ex-Cruzeiro, 1m88cm, 23 anos, é o substituto do uruguaio.

A operação montada para virar o jogo e buscar a reversão da imagem negativa da lesão de Sorondo — nas redes sociais, as críticas eram fortes — aconteceu em menos de 24 horas. Quando teve a confirmação da ruptura de ligamentos de Sorondo, Pelaipe lembrou-se de Naldo. Ele constava de uma lista de zagueiros apresentada ao técnico Caio Jr. Quando surgiu o nome do agora novo reforço, Caio afirmou:

— Tentei contratar para o Botafogo.

Era preciso correr. O primeiro contato com o grupo de investidores Suave Sports, que detém os direitos econômicos do zagueiro, aconteceu ainda no domingo. Antes, Pelaipe conversou com o presidente Paulo Odone, que determinou a reposição imediata, independentemente do resultado do exame em Sorondo.

— Não podemos esperar — alertou Odone.

Pelaipe ofereceu a alternativa Naldo. O passo seguinte foi conversar com Caio Jr, que já conhecia o jogador e deu sinal verde. Por volta de 20h de domingo foi feito o primeiro contato com o empresário e ex-jogador Baidek, que intermediou o negócio.

— O Grêmio tem interesse no Naldo — afirmou Pelaipe.

— Mas estamos negociando o jogador com o Braga. Temos conversas adiantadas — respondeu Baidek.

— Mas nós queremos o Naldo. Para ontem — devolveu Pelaipe.

— Então teremos de abortar a ida para a Portugal — afirmou Baidek, sabendo que a vitrina do Grêmio era muito mais atrativa.

A partir daí seguiram-se incontáveis ligações. A última e definitiva aconteceu às 3h da madrugada de domingo para segunda, aí já para definir horário da chegada a Porto Alegre (ontem à noite), e a apresentação na pré-temporada em Bento Gonçalves, por volta de meio-dia.

— Teco, Rodrigo Mendes, citaria até Nilmar: são vários os jogadores com muitas lesões que voltam e vencem. Não tinha zagueiro no mercado, Sorondo se ofereceu e assumimos o risco. Não deu, mas está feita a reposição. E vamos atrás de outro zagueiro — avisou Pelaipe.

A cirurgia de Sorondo está marcada para sexta-feira. O contrato será rescindido, conforme acordo com o ex-jogador do Inter em caso de lesão grave. Se quiser, poderá fazer fazer a recuperação de seis meses no Olímpico. O jogador examina a hipótese de encerrar a carreira, aos 32 anos.