No ano 1997 foi iniciada em Chopinzinho e primeira festa do pêssego, com grande participação popular. Naquele ano o evento se desenhava como um dos maiores do município. Com o tempo a festa do pêssego passa a ser chamada expochopim, com extensão para o público regional.

Um dos organizadores da festa desde 2003, André Budine, que está na coordenação deste ano, o evento vem tomando proporções maiores: “é notável o gradativo crescimento em cada realização”. Declara André. Para 2011 sem dúvida se desenha até o momento a maior feira de toda a sua história. Em todas as suas edições o evento sempre foi caracterizado como festa popular, como por exemplo, neste ano, shows de renomes no palco e a população com entrada gratuita.

Uma das preocupações da Administração Municipal e da Associação Comercial local é que todos possam de divertir com segurança, para tanto, o Prefeito Municipal Vanderlei José Crestani destaca que grande efetivo está preparado para colaborar: “teremos na parte interna dentro do parque na região dos Shows, aproximadamente cem homens de uma empresa privada. Para área externa, é também dentro dos shows vai trabalhar a Polícia Militar através do Terceiro Batalhão de Pato Branco, contanto com a presença da especializada ROTAM e ainda da cavalaria que vai circular entre com veículos com facilidade. É um grande efetivo para garantir a segurança a todos os participantes.”

Os organizadores têm grande expectativa quanto à participação do museu itinerante da PUC do Rio Grande do Sul, que pela primeira vez vem ao Paraná com suas atrações. Uma orientação por parte dos organizadores é para quem tem facilidade de acesso ao parque, para que deixem seus veículos em casa, assim vão colaborar para o melhor andamento do acesso ao evento, em especial na quantidade de lugares para estacionamento.