A secretaria municipal de saúde de Chopinzinho está realizando durante esta semana a campanha de combate ao vírus HIV. De acordo com a enfermeira Francieli Fontana, em Chopinzinho, assim como em todo o Brasil, o número de casos de Aids vem aumentando nos últimos meses. Em Chopinzinho, os dados indicam que só nos últimos meses, o número de casos de Aids saltou de quatro para sete confirmados.

Segundo Fontana, a campanha tem por objetivo prevenir a população com a realização de exames gratuitos, os chamados “teste rápido”, onde a pessoa procura a secretaria municipal de saúde no período da tarde, é feito um pré aconselhamento com um profissional especializado, e posteriormente são coletadas algumas gotas de sangue da ponta do dedo. O resultado, disse a enfermeira, é rápido e dentro de 30 minutos o resultado está pronto.

Em caso do resultado ser positivo, o paciente é orientado e encaminhado para um médico especialista em Pato Branco, onde realizará novos exames e iniciará o tratamento.

Com o crescimento do número de casos, relatou a enfermeira, é importante que as pessoas estejam conscientes da importância de manter relações sexuais usando preservativos e evitar o compartilhamento de seringas. Estas são as principais causas do aumento do número de casos de Aids.

Francieli destacou que as pessoas podem ficar tranqüilas, pois, os exames são realizados de forma sigilosa, garantindo o anonimato de todos. A Campanha está sendo realizada todos os dias desta semana somente na unidade central, das 13h30min às 16h00min, sendo que o paciente deve portar consigo um documento com foto.