Chopinzinho foi representado por um grupo de seis mulheres na 3.ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres ocorrida nos dias 11 e 12, na cidade de Curitiba, que contou com a presença do Ministério da Justiça, cidadania e Direitos Humanos e, SEJU (Secretaria do Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, além do Conselho Estadual da Mulher e Conselho Nacional da Mulher.

De acordo com a Secretária da Mulher, Neide Pasquali, a cada dia Chopinzinho aumenta sua representatividade dentro da área da mulher, prova disso é a quantidade de delegadas que o município tem conseguido eleger nas Conferências, Regional e Estadual. “Estivemos em 6 delegadas nesta Conferência Estadual e conseguimos eleger 3 para  Conferência Nacional que irá ocorrer em dezembro no Distrito Federal”, porém, o mais importante foi nossa contribuição nas propostas que serão levadas a Conferência Nacional, tem propostas que saíram daqui de Chopinzinho onde procuramos incluir nossa visão e missão de políticas públicas para todas, e de todas as áreas, com ênfase à qualificação profissional/empreendedorismo feminino/trabalho e geração de renda, implementação nas políticas de saúde da mulher, enfrentamento a miséria, retirando a mulher na improdutividade e dependência e promovendo sua capacitação e autonomia e do enfrentamento à violência (de todas as formas) contra a mulher, com aplicabilidade e eficiência da Lei Maria da Penha”.

Para a Conselheira Vanessa Brugnera, a crescente representatividade chopinzinhense ocorre devido ao grande incentivo que o Poder Executivo e Legislativo Municipal tem oferecido às iniciativas voltadas às questões femininas. “Chopinzinho tende a se tornar referência na área da mulher, não apenas porque é o único município do sudoeste paranaense que possui uma Secretaria da Mulher, mas porque o enfoque que os trabalhos estão recebendo é inteligente e eficaz. Nossa Secretária Neide Pasquali tem adotado uma postura, pouco identificada no trabalho desenvolvido em outros municípios, que é o da integração de setores e áreas de interesse. Esta forma de trabalho possibilita o atendimento não apenas às mulheres que estão em situação de vulnerabilidade, mas de todas as chopinzinhenses de forma igualitária, através da execução de programas que abracem a todas as suas necessidades”, afirmou. 

Na Conferência as lideranças femininas propuseram e aprovaram propostas nos níveis federal, estadual e municipal que serão apresentadas na Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, de 12 a 15 de dezembro.

No encontro, Chopinzinho foi representando por 3 membros governo municipal e 3 de Entidades Privadas sendo que a Secretaria da Mulher foi representada por Neide Pasquali e Cristiane Scariot Rosa da Cruz, e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, foi representado por Vanessa Brugnera, Eliane Piaia, Suelen Possato e Evanir Acorsi.