Teve início ontem em Pato Branco o primeiro seminário de educação em tempo integral. O ensino integral ou período de contra-turno, vem sendo adotado por vários municípios com bons resultados. Neste seminário se discute algumas questões para que este mesmo sistema seja adotado na rede estadual. A responsável pelo núcleo de ensino de Pato Branco Ana seres, comentou que este trabalho precisa ser contínuo para que de forma gradativa seja implantado este sistema, nos quinze municípios que compreendem o núcleo.

Presente no seminário o presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, AMSOP, Prefeito de São João Clovis Cucoloto comentou que é um grande desafio, mas os quarenta e dois municípios da Região, já manifestaram o interesse na implantação deste sistema de ensino, mas alguns pontos precisam ser debatidos, por isso o seminário e de suma importância.

Uma das palestrantes e representante do Ministério da Educação ,MEC, a diretora de Currículo da Educação Integral Jaqueline Móli, falou do que se significa este projeto para o Brasil. “Mesmo com um grande atraso, o país vai atrás de buscar o que se havia perdido com o tempo, que é a luta por uma educação com qualidade.” Finalizou Jaqueline. Os Municipios de Chopinzinho, São João e Saudade do Iguaçu, foram destaque no seminário com a apresentação de vários trabalhos realizados por alunos que participam do ensino em tempo integral que já é realidade na rede municipal destes municípios.