Uma palestra com a doutora Vivian Gomes, as 08h30min, desta quarta-feira (10/08), junto ao Centro de Atividade Social, em Saudade do Iguaçu, marca o início da programação relativa ao "Dia da Saúde do Homem", sob o tema "Homem que se cuida não perde o melhor da vida".

A secretaria expediu convite para toda a comunidade, especialmente através de entidades constituídas, informou o secretário Neidelar Bocalon, ao apelar para que os homens estejam presentes. A programação do dia obedecerá à seguinte ordem:

Programação

08h00min Abertura
08h30min Palestra – Dra Vivian Gomes (Saúde do Homem, próstata, incontinência urinária)
09h00min Teatro (DST, AIDS, Higiene e depoimento de paciente com Sonda)
10h00min Coofee Break
10h30min Palestra – Dra. Ana Paula Riesemberg e Graziela Alborgheti, Nutricionista (Hipertensão, Diabetes, Alimentação
11h30min Encerramento

A política nacional da saúde do homem tem um plano dividido em nove eixos de ação a serem executados em 2011 e prevê o aumento no valor repassado às unidades de saúde por procedimentos urológicos e de planejamento familiar, como vasectomia, e a ampliação em até 20% no número de ultrassonografias de próstata.
A política está inserida no contexto do Programa "Mais Saúde: Direito de Todos", lançado em 2007 pelo Ministério da Saúde para promover um novo padrão de desenvolvimento focado no crescimento, bem-estar e melhoria das condições de vida do cidadão brasileiro.


Por meio dessa iniciativa, o governo federal quer que, pelo menos, 2,5 milhões de homens na faixa etária de 20 a 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano. Além de criar mecanismos para melhorar a assistência oferecida a essa população, a meta é promover uma mudança cultural.

A política coloca o Brasil na vanguarda das ações voltadas para a saúde do homem. O país é o primeiro da América Latina e o segundo do continente americano a implementar uma política nacional de atenção integral à saúde do Homem. O primeiro foi o Canadá.