Ação conjunta de policiais civis e militares cumpriu 22 mandados de busca e apreensão em Chopinzinho, nesta sexta-feira, dia 29. O soldado Paulo Henrique Cruz, do 3.º Batalhão da PM o qual mora em Chopinzinho, mas, está lotado em Pato Branco e Adenir Luís Spuldaro foram presos em flagrante, por posse ilegal de armas. Nos demais mandados cumpridos, nada de irregular foi encontrado pelos policiais.

O trabalho começou às 6h, com cerca de 100 policiais civis do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Corregedoria Geral da Polícia Civil e militares do 3.º BPM de Pato Branco e de outras unidades do 5.º Comando Regional. A investigação, que resultou na expedição dos mandados, apurava principalmente homicídios cometidos na cidade, por uma quadrilha que atuava na região há dois anos. Os crimes, segundo as suspeitas da polícia, teriam sido cometidos em acertos de conta entre membros do grupo.

Foram apreendidas duas cédulas falsas de R$ 100, aparelhos de telefone celular e outros objetos de procedência duvidosa. Com o soldado Cruz, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 e uma garrucha, calibre 32, e com Spuldaro, uma espingarda, também calibre 32. Os dois foram autuados em flagrante na delegacia local.

A operação foi determinada depois que a polícia constatou que somente do final de 2008 pra cá, foram registrados um total de 19 homicídios no município dos quais 09 foram execuções por rivalidade ou desentendimento entre integrantes de quadrilhas.