Foi aprovado em 1ª votação o Projeto de Lei nº 084/2011 vai viabilizar a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU-192, em Chopinzinho.

O Projeto de Lei que foi aprovado de forma unânime pelos Vereadores, autoriza o município a ratificar participação no Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná - CIRUSPAR.

De acordo com o Vereador Rogério Masetto, a implantação do programa é fundamental para um eficaz atendimento de urgência, principalmente, porque o SAMU se caracteriza pelo serviço 24 horas que é gratuito a toda população. "O projeto será desenvolvido com a participação das esferas, Federal e Estadual, que são responsáveis pela destinação de recursos para aquisição de equipamentos e infra-estrutura necessária, e pelo poder público municipal que fará investimentos mensais para a manutenção dos serviços. Em Chopinzinho, os recursos destinados ficarão em torno de R$ 10.000,00 mensais", comentou.

Segundo informações fornecidas pelo Ministério, o programa tem o objetivo de "atender todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema. Além disto, intermedia através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente".

Rogério Masetto lembrou ainda, que Chopinzinho é um dos primeiros municípios da região a colocar em votação e aprovação pela Câmara Municipal o Projeto de Lei que autoriza a participação no consórcio. O desenvolvimento serviço prestado pelo SAMU vai depender da aprovação de todas as cidades que fazem parte do CIRUSPAR.

O Projeto de Lei foi votado na terça-feira, 12, durante a realização do 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Chopinzinho e passará por nova apreciação ainda nesta quinta-feira, 14.

Reunião técnica

Ainda na sexta-feira, 8, o Presidente da Câmara Municipal de Chopinzinho, Antonio De March e o Vereador Vanderlei Verdi, estiveram participando de uma reunião técnica organizada pela Associação das Câmara Municipais do Sudoeste (Acamsop), em Pato Branco.

O objetivo do encontro foi de repassar aos Vereadores informações sobre a criação do consórcio que vai gerir os recursos do Serviço de atendimento Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) na região e também sobre o desenvolvimento das atividades. A sede do SAMU que irá atender toda a região ficará na cidade de Pato Branco.