A coordenadora geral do SAMU no sudoeste, Kelly Custódio dos Santos, esteve em Coronel Vivida na semana passada para apresentar ao conselho municipal e demais profissional da saúde do município toda a formação da rede.

O objetivo é encaminhar com urgência o protocolo de intenções para cada município para a formação imediata do consórcio. Ela está percorrendo pessoalmente todo o sudoeste para ajudar o entendimento de toda a importante novidade. Kelly acredita que haverá 100% de adesão dos municípios que fazem parte da AMSOP – Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná. "Acredito que dentro de vinte dias nos reuniremos numa assembléia, onde todos os prefeitos estarão presentes para a criação oficial do consórcio" disse ela.

Esse atendimento envolverá uma equipe de 283 profissionais, atenderá os 42 municípios da região e 587 mil habitantes. "Ou seja, é muito importante que todos façam parte do consórcio", relata.

A criação do consórcio do SAMU sanará inúmeras dificuldades que atualmente vem ocorrendo na saúde pública. "Vimos que todos ficam encantados quando apresentamos como será realizado esse atendimento, diferenciado na região. Além disso, haverá o telefone 192, onde funcionará a tele-medicina, podendo qualquer pessoa ligar e obter orientação médica. Certamente, será um grande ganho para todo o sudoeste do Paraná", complementa a coordenadora.

Nesse encontro esteve presente o prefeito Fernando Gugik, que teve efetiva participação na implementação desse serviço, até em função de estar inteirado de todo o projeto, visto o empenho pessoal que teve, desde o início da gestão, com o intuito que culminou em Coronel Vivida ter sido contemplado com a UPA 24H (Unidade de Pronto Atendimento).