Foi realizado na tarde de ontem no município de Saudade do Iguaçu, a conferência municipal de saúde. Do evento, participaram funcionários da secretaria de saúde, representantes das comunidades e lideranças. De acordo com o secretário de saúde, Neidelar Bocalon, as conferências têm uma importância muito grande, pois é nelas que se discutem as metas e propostas da secretaria para serem desenvolvidos nos próximos anos.

O trabalho, segundo o secretário, iniciou com as pré-conferências realizadas nas comunidades do interior para discutir com a população, as reivindicações e ouvir sugestões para a saúde do município que foram levadas para a conferência.

Durante a conferência, o psicólogo e ex-chefe da sétima regional de saúde de Pato Branco, Dr. Valmir Dalacosta, falou aos participantes. De acordo com ele, sua palestra teve como tema: "SUS, um patrimônio do povo brasileiro". Dalacosta disse que também participou das pré-conferências, onde segundo ele, pode presenciar que nestes últimos anos houve uma evolução muito grande nos serviços da área de saúde no município de Saudade do Iguaçu. Prova disso, de acordo com Dalacosta, é que não houveram tantas solicitações de médicos ou dentistas como havia nas pré-conferências de anos anteriores e sim a população disposta a discutir a sua própria saúde.

A partir de agora, serão escolhidos dois representantes do município para participarem da Conferência Estadual de Saúde que irá acontecer em Curitiba de 20 a 22 de outubro.