Em solenidade realizada na manhã de quarta feira, 20, na Sede do 3º Batalhão da Polícia Militar de Pato Branco, foi realizada a formatura de 66 novos Soldados os quais receberam as suas divisas e agora fazem parte do quadro de Policiais Militares do Estado do Paraná.

Os novos Soldados fazem parte de um seleto grupo de aproximadamente 1.500 candidatos que passaram por um concurso público, onde estavam inscritos cerca de 70 mil candidatos em todo o estado. Foram classificados para o 3º Batalhão de Pato Branco um total de 70 candidatos que iniciaram a Escola em 20 de julho de 2010 dos quais 66 concluíram a escola no dia 20 de dezembro do mesmo ano.

Depois na última etapa do curso preparatório, os policiais foram para as ruas distribuídos em diversos municípios da região no chamado estágio supervisionado, onde tiveram a oportunidade de sentir na prática o dia a dia de um policial na vida real. Esta etapa terminou no último dia 19 de abril. A partir de agora esses novos policiais estão prontos para o trabalho

Segundo o Tenente Coronel José Vilmar Becker, Comandante do 3º Batalhão de Pato Branco, esse é um momento pra ficar na história da Polícia Militar do sudoeste, onde segundo ele, os 66 novos policiais distribuídos na região de Pato Branco e outros 70 na região de Francisco Beltrão não vão resolver na totalidade a deficiência de efetivo nos municípios, porém, vai melhorar consideravelmente as condições de trabalho principalmente na parte de recursos humanos. De acordo com o comandante, um levantamento indica que durante o período de estágio probatório dos novos policiais já foi possível constatar uma diminuição significativa no número de ocorrências atendidas na região.

O Tenente Coronel destacou também que há uma expectativa de novas admissões no quadro de policiais através de cursos de formação que o governo deverá realizar para resolver de vez o problema de deficiência de policiais em todo o estado.

Para o Tenente Batista, a partir de agora que os novos policiais passaram pela última etapa do curso preparatório, estão aptos, por exemplo, a conduzir viaturas oficiais e poderão portar arma de fogo também nos momentos de folga, o que até então não era permitido.

De acordo com o capitão Zoche, comandante da primeira companhia e coordenador da escola de polícia de Pato Branco, dos 66 policiais formados nesta data, cerca de 95% deverão permanecer nos municípios onde estavam prestando serviço, salvo algumas poucas exceções. Isso se deve segundo ele, porque a grande maioria já se adaptou e fixou residência nas cidades onde estavam trabalhando.