No final da tarde de sábado, dia 16, por volta das 18h30min a Polícia Militar de Chopinzinho registrou um homicídio na comunidade de Linha Vieira, interior do município. De acordo com a PM, Gelso Gallina, 43 anos, foi executado com vários disparos que atingiram o peito, as costas e na cabeça.

            De acordo com o agricultor Roque Borth, ele e Gelso Gallina passaram o dia trabalhando em uma propriedade da região, os quais estavam desmanchando uma cerca. No final da tarde, por volta das 17h00min, segundo Roque, eles retornaram até a sua casa onde Gallina pegou seu cavalo para ir embora o qual morava na comunidade de Gramados. Logo que saiu da casa, Borth disse que ouviu uma seqüência de aproximadamente 10 disparos. Ao perceber que se tratava de tiros, Roque disse que ficou preocupado e esperou cerca de meia hora para ver o que tinha acontecido.

            Cerca de 20 metros de sua casa, ele encontrou Gelso Gallina caído o qual já estava sem vida. Borth disse que retornou rapidamente para casa e tratou de ligar para a polícia e comunicar o ocorrido. Segundo ele, após os disparos ele não percebeu nenhuma movimentação suspeita próximo de sua casa. Próximo do local a polícia encontrou também o cavalo que a vítima estava montada.

            Gelson Gallina já esteve preso em Chopinzinho por porte ilegal de arma de fogo, comercialização de armas e munições, além de envolvimento com outros crimes. A primeira vez que foi preso, em sua residência foram encontradas dezesseis armas de vários calibres, munição, equipamentos para recarga de cartuchos e outros objetos de origem ilícita. Recentemente outras armas e munições foram apreendidas, pela Polícia Civil, durante cumprimento de busca e apreensão em sua casa. Na ocasião Gelso fugiu e apenas sua mulher foi conduzida à delegacia.

Gallina também era suspeito de envolvimento com a morte do vereador Nelson da Motta, ocorrido no início do ano passado no município de Sulina. O agricultor Roque Borth falou a nossa reportagem o que ele ouviu.