Boca Juniors bate o Furacão de virada na Bombonera
Em uma partida de muita luta, campo pesado, expulsão, gol polêmico e virada, o Boca Juniors venceu o Athletico Paranaense por 2 a 1 na Bombonera, em Buenos Aires. Com o resultado, o Rubro-Negro terminou na segunda posição do Grupo G da Libertadores da América, com nove pontos. Os argentinos ficaram na ponta da classificação.
Depois de um primeiro tempo em branco, o Furacão chegou a seu gol, aos 19 minutos, com o artilheiro Marco Rúben, que aproveitou falha do goleiro após cobrança de falta para completar para a rede. López, em posição duvidosa, deixou tudo igual, aos 25 minutos. Tevez, aos 49 mintuos, virou com um chute rasteiro.
Primeiro colocado de seu grupo, o Boca deve esperar como adversários times como Grêmio, River Plate, San Lorenzo, Godoy Cruz, Nacional, Emelec, LDU e o próprio Furacão. Já o Athletico pode ter pela frente outro brasileiro, já que Internacional, Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro foram os primeiros de seus respectivos grupos.
Olimpia perde, mas avança na liderança; Godoy Cruz passa em segundo
Não foi da melhor maneira, mas o Olimpia garantiu a liderança de sua chave na Copa Libertadores durante a noite desta quinta-feira. Jogando em casa, no Estádio Manuel Ferreira, a equipe paraguaia não teve uma boa atuação no duelo derradeiro da Fase de Grupos e foi derrotada pelo Sporting Cristal, do Peru, por 1 a 0, com gol de Cristian Palacios, vendo uma invencibilidade de 25 jogos ser encerrada. Ainda assim, a equipe de Daniel Garnero avançou como líder, enquanto os peruanos ficaram pelo caminho.
Com o resultado, o Olimpia estaciona nos nove pontos, mas avança para o mata-mata com a ponta do Grupo C e a pior campanha da fase inicial. O Sporting Cristal, por sua vez, vai aos sete pontos e não se classifica. A equipe peruana, entretanto, fica com o terceiro lugar e vai à segunda fase da Copa Sul-Americana.
Na outra partida da chave, o Godoy Cruz recebeu o Universidad Concepción, do Chile, no Estádio Malvinas Argentinas e venceu por 1 a 0, com gol de Ángel González. Assim, a equipe argentina assegura a classificação às oitavas ao somar o nono ponto e ficar em segundo nos critérios de desempate. Com seis, os chilenos estão fora de qualquer competição continental.
Tolima supera altitude, vence Wilstermann e vai à Sul-Americana
Com chances mínimas de avançar na Copa Libertadores, o Tolima entrou no gramado do Estádio Félix Capriles, na altitude de Cochabamba, determinado a garantir ao menos uma vaga na Copa Sul-Americana. Apesar da pressão imposta pelo Jorge Wilstermann, o time colombiano aproveitou duas escapadas para vencer por 2 a 0, em duelo válido pela última rodada do Grupo G, e conseguir o objetivo traçado. Marco Pérez e Alex Castro marcaram aos gols.
O resultado faz com que o Tolima termine a fase de grupos da Libertadores na terceira colocação da chave, com oito pontos conquistados, um a menos que o Athletico-PR, e três em relação ao líder Boca Juniors, que vão ao mata-mata. Dono de cinco pontos, o Jorge Wistermann termina em último e não garante vaga em qualquer competição continental.
Como o regulamento prevê, o time colombiano assegura presença na segunda rodada da Copa Sul-Americana. Por sair da Libertadores, a equipe vai ao pote A e só pode enfrentar times do recipiente oposto no sorteio marcado para segunda-feira, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Entre os possíveis adversários, estão Corinthians e Fluminense.
