Mais nove respiradores foram enviados nesta quarta-feira para hospitais de Chopinzinho, Palmas, Coronel Vivida e Clevelândia. Na semana passada, o governo ativou 53 leitos de UTI e enfermaria na região.

O Governo do Estado enviou ao Sudoeste mais nove respiradores para leitos de UTI exclusivos Covid-19. O envio foi nesta quarta-feira (10). Foram encaminhados três equipamentos para o Instituto São Rafael, de Chopinzinho, dois para o Instituto Santa Pelizzari, de Palmas, dois para o Instituto Nossa Vida, de Coronel Vivida, e dois para a Associação Pró Saúde, de Clevelândia.

O reforço se soma aos 53 leitos de UTI e enfermaria ativados na região na semana passada.

“Estamos ampliando ao máximo a rede de atendimento Covid no Sudoeste e em todo Estado para ampliar a retaguarda e atender a população. Nas últimas duas semanas foram ativados 779 leitos exclusivos no Paraná, num grande esforço para conter o avanço da doença”, afirma o chefe da Casa Civil, Guto Silva.

Ele ressalta que os recursos são finitos e que é fundamental a colaboração da população, que deve seguir os decretos do estado e dos municípios para evitar um colapso no sistema de saúde.

No dia 9 de março, o Sudoeste tinha uma ocupação de 96% de leitos de UTI e 84% de enfermaria. Em vários municípios da região a ocupação chegava a 100%. No mesmo dia, o Estado registrou o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia. Foram 212 mortes e mais 5.349 novos casos confirmados.

“Por mais que o governo amplie a estrutura de atendimento – e é importante lembrar que são recursos humanos e físicos finitos -, esta é uma batalha que não dá para vencer se não tiver a participação de todos. É preciso muita responsabilidade, manter as medidas de distanciamento e isolamento social, uso de máscara e higienização das mãos”, alertou.

VACINAS – A Secretaria de Estado da Saúde começou a distribuir nesta quarta-feira o novo lote de 148.600 doses de vacina contra o novo coronavírus enviados pelo Ministério da Saúde do imunizante Coronavac, desenvolvido pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.  “Com essa remessa, o Estado ultrapassa a marca de 1 milhão de doses recebidas”, informa o diretor geral da secretaria, Nestor Werner Junior.

413.611 paranaenses já foram imunizados, com a aplicação de 545.966 vacinas entre a primeira e a segunda dose. Com as novas doses, o Estado dá continuidade à aplicação nos públicos prioritários, seguindo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, na mesma linha do Programa Nacional de Imunizações (PNI).