De acordo com um cálculo feito pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), divulgado recentemente pelo gerente da companhia na região, Edenilson Albani, Pato Branco teria uma população estimada em 104 mil habitantes— índice bem acima do calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que, atualizado na sexta-feira (27), registra quase 85 mil pessoas no município.

Conforme a assessoria da Sanepar, a projeção apresentada durante uma entrevista, diz respeito a uma série de estudos técnicos desenvolvidos pela companhia para fins de aperfeiçoamento no atendimento em serviços de água e esgoto.

“A Sanepar desenvolve estudos técnicos com base em dados históricos dos sistemas, o que possibilita fazer projeções que levam em conta dados operacionais, como produção, demanda, crescimento do número de ligações, entre outros indicadores. Essa projeção é fundamental já que os investimentos em estruturas de saneamento são feitos não somente para suprir as necessidades momentâneas, mas para atender a um horizonte de crescimento dos municípios atendidos em cerca de 30 anos”, informou a assessoria.

Mesmo que Albani tenha estimado uma população acima de 100 mil habitantes, a assessoria da companhia informou que, “são estimativas pertinentes ao atendimento pelos sistemas de água e esgoto, não cabendo à Sanepar definições estatísticas populacionais. A consolidação de dados oficiais relativos à demografia do município compete ao IBGE.”

O que diz o IBGE?

De acordo com Sharon Caleffi, chefe da agência do IBGE em Pato Branco, o dado não é válido para o instituto, uma vez que não usa os mesmos parâmetros para o cálculo.

“O IBGE não valida dados produzidos fora do instituto, sem parceria, participação ou convite oficial. A nossa estimativa é feita de uma forma totalmente diferente, onde leva em conta os registros civis [de nascimento e mortes] para calcular o crescimento, ou decrescimento, de cada município do Paraná”, explicou.

Segundo a coordenadora, o IBGE utiliza apenas dados produzidos por ele. “Como não produzimos dados do consumo de água e como não temos informações que provem que o consumo de água de tantas pessoas é ‘x’, não utilizamos o cálculo para estimar a população. São dois dados calculados diferentes, que não são comparáveis.”

Mas afinal, como a Sanepar fez o cálculo?

Conforme Albani, para obter a estimativa populacional do município, a companhia contou, em média, três pessoas por economias [residências].

Atualmente, a Sanepar registra 39.473 economias em Pato Branco. Destas, 35.251 são residenciais — e foram as utilizadas para o cálculo. Porém, das economias para moradia, 26.589 estão ativas.

Se o cálculo da companhia fosse feito a partir das unidades consumidoras ativas, Pato Branco somaria 79.767 habitantes.

Segundo a assessoria, “essa identificação [dos 104 mil] não se dá por litros-d’água, mas pelo registro no sistema deste imóvel estar ativo ou não. Pelo volume de água distribuído em Pato Branco (uma média de 15 milhões de litros por dia chegando em sextas-feiras e sábados a 20 milhões de litros de produção, a Companhia calcula a média de 150 litros consumidos por habitante diariamente.”

De acordo com a Sanepar, para a projeção populacional, não foram levados em conta ligações sem fins residenciais, ou seja, hospitais, indústria, comércio, entre outros.

Questionados se os 104 mil habitantes estimados englobam a população flutuante, que é quando pessoas vêm de outros municípios próximos para Pato Branco, a assessoria da companhia informou não ter a informação.

“A Sanepar não dispõe dessa informação. No entanto, considerando se tratar de um município polo de uma microrregião, pode sofrer impactos de sazonalidade, com reflexo na demanda por água tratada, por exemplo.”

Por fim, a assessoria disse ainda que o cálculo em prédios, onde não há, normalmente, conta de água individual por apartamento, é feito por número de economias. “Por exemplo, o prédio ou condomínio tem 1 (uma) ligação somente, porém tem 100 apartamentos. Neste local teremos 100 economias e com esse dado junto à taxa de ocupação calculada temos uma estimativa de habitantes e de consumo".

(Fonte: Diário do Sudoeste - Foto: Vilson Bonetti)