Nesta sexta-feira, 1º de outubro, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), estará em Verê para a inauguração da PCH Bela Vista, que foi construída no Rio Chopim. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, também é esperado no evento.

Construída em tempo recorde e entregue dois anos antes do prazo previsto, a usina foi instalada entre os municípios de Verê e São João. O investimento da Copel foi de R$ 224 milhões e a energia gerada vai abastecer 100 mil pessoas – serão produzidos 29,81 megawatts (MW), sendo 29,322 MW em três unidades geradoras na casa de força principal e 0,488 MW na unidade instalada na casa de força complementar, construída junto à barragem, que vai gerar energia aproveitando a vazão mínima de água que não pode ser represada e deve escoar de forma permanente no trecho abaixo do barramento, mantendo a condição ambiental adequada do rio.

A energia gerada na hidrelétrica será levada até a subestação existente em Dois Vizinhos através de uma linha de distribuição em alta-tensão (138 mil volts), com 18 km, que passa por Verê, São Jorge D’Oeste e Dois Vizinhos. A primeira unidade geradora de energia da PCH entrou em operação no dia 15 de junho, chegando a sua operação máxima no dia 15 de agosto.

Fonte: Portal Educadora com AEN