Por volta das 20 horas desta quinta-feira, dia 30, a Polícia Militar de Honório Serpa foi acionada para se deslocar até o Assentamento Tupi, região da Linha Vieira, onde um Sr. relatou que anunciou no site de vendas OLX o trator Valmet, ano 85ID, sincromático turbinado, simples, pelo valor de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), e que o referido trator é de propriedade de seu pai.

No dia 28 de setembro, um homem (Estelionatário) entrou em contato através do aplicativo WhatsApp dizendo que seu filho tinha visto o anúncio e que queria comprar o trator. Foi então acertado o negócio, e este homem teria dito que estaria repassando o trator a outra pessoa em um outro negócio de compra de terras, por um valor maior, e que por este motivo não deveriam comentar o valor do trator. O suposto comprador ainda teria pedido para os proprietários do trator que dissessem que eram compadres dele, para dar mais fidedignidade ao negócio, e para que o outro comprador não ficasse “chateado” com o valor do repasse do trator.

No local também estavam outros dois homens (Vitimas), pai e filho, que vieram da cidade de Cascavel para comprar o trator.

Segundo eles relataram para a polícia, encontraram o anúncio da venda Marketplace do facebook uma publicação de venda do trator e que em contato com o anunciante (Estelionatário) este teria dito que o trator era de seu pai (Estelionatário). Em contato com o suposto pai, ele teria dito que emprestou o trator para seu compadre, e que eles poderiam vir até Honório Serpa para vê-lo.

Diante do fato, nesta quinta-feira, dia 30, as vítimas vieram até Honório Serpa, ainda pela parte da manhã e se encontraram com os verdadeiros donos do trator, porém não sabiam disto, que segundo as vítimas eles diziam a todo momento serem compadres do suposto estelionatário, e que o trator era do estelionatário. Eles experimentaram o trator, e quando decidiram fechar o negócio, o morador de Honório Serpa e real proprietário do trator, teria passado via Whats Zap para o estelionatário os dados do maquinário, e foi então redigido um contrato de compra e venda, entre estelionatário e o comprador “Vítima” de cascavel, pelo valor de R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais), tudo via Whats Zap, valor este que foi depositado via PIX, e que após isso, nem os donos do trator, nem o comprador conseguiram mais contato com o estelionatário.

No momento em que os compradores foram carregar o trator, os moradores de Honório Serpa disseram então que eles eram os donos do trator, e que o suposto vendedor estelionatário não teria pago o valor combinado ainda, momento então em que perceberam que se tratava de um golpe.

O proprietário do trator relatou ainda que as vítimas contaram que o estelionatário teria pedido que estes não falassem em valor, da mesma forma que pediu para ele, alegando que seria para não “estragar” o negócio.

Foram feitas consultas ao sistema SESP/PR em nome do estelionatário, e foram encontrados dois boletins de ocorrência do mesmo golpe, com o mesmo modus operandi.

Após a confecção da documentação cabível todos os envolvidos foram orientados e liberados.