A Secretaria de Agricultura disponibiliza uma equipe técnica focada na assistência técnica ao bovinocultor leiteiro. São mais de 30 propriedades que recebem acompanhamento periódico de seu plantel com serviços de ultrassonografia, nutrição e orientação de manejos. Este serviço também é estendido aos demais produtores que solicitarem.

Os animais são examinados para diagnosticar prenhes mais precocemente que outras técnicas usuais, agilizando desta forma o manejo de secagem ou para corrigir falhas reprodutivas. Quando é encontrado um animal com alguma desordem reprodutiva, o produtor é orientado sobre o melhor tratamento, visto que o tratamento precoce traz redução de custos ao produtor e evita o descarte de animais antes do programado.

O acompanhamento nutricional, também conhecido como formulação de dietas, traz ao produtor uma gestão mais acertada da sua atividade. São levados em consideração os alimentos disponíveis na propriedade e no comércio local, para assim entregar aos animais os nutrientes que eles realmente necessitam, sem desperdícios. O foco da formulação de dietas é sempre uma dieta de baixo custo, a qual levará ao aumento nos lucros para o produtor. Um animal bem nutrido apresenta também uma imunidade mais alta e consequentemente adoece menos, reduzindo os gastos com medicamentos.

“No cenário atual os produtores não podem ficar sem uma assistência técnica que leve em consideração as particularidades de cada propriedade rural, nesse contexto, a nossa Administração tem como objetivo trazer aos nossos produtores as melhores técnicas produtivas ao menor custo, para assim aumentar o ganho do nosso produtor” frisou Matheus Terebinto, Secretário Municipal de Agricultura.

“Temos uma equipe técnica focada em atender os produtores de leite do nosso município com o objetivo de garantir que os mesmos tenham uma melhor qualidade de vida no campo, gerando o sustento para a sua família e alimentando o nosso município e nosso país. Sabemos da importância do agro na cadeia produtiva e não mediremos esforços para atender nossos produtores”. Salientou o Prefeito Darlei Trento.