Tendo a educação financeira como uma das bases para gerar impacto positivo na sociedade, o Sicredi marcou presença na 8ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), que foi realizada entre os dias 8 e 14 de novembro. No período, a instituição intensificou suas ações voltadas ao tema em todo o país, buscando ampliar o impacto nas pessoas e comunidades.

As cooperativas que integram o Sicredi realizaram inciativas locais e regionais em prol do tema. Em Chopinzinho, as ações foram organizadas para alunos de ensino fundamental e médio das escolas Tasso Azevedo da Silveira, José Armim Matte e Colégio Bom Jesus. “Anualmente nós reunimos os colaboradores voluntários e ministramos diversas palestras em colégios e em empresas por meio do Programa Cooperação na Ponta do Lápis. Na edição deste ano, mais de 200 alunos participaram da formação e puderam compreender melhor sobre criar a consciência de levar uma vida financeira mais saudável”, diz a gerente do Sicredi em Chopinzinho, Kiara Vilmes Miri.

A participação do Sicredi na edição deste ano foi norteada pela temática “Juntos a gente desenha uma vida mais próspera” mote do programa “Cooperação na Ponta do Lápis”. Implementado em 2020 de maneira conjunta entre as cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, a iniciativa busca levar educação financeira para os mais de 1,5 mil munícipios em 26 unidades federativas onde o Sicredi atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais. Durante a Semana ENEF 2020, o Sistema Sicredi foi responsável por?43% do total de ações realizadas no Brasil, impactando mais de?4,3?milhões de pessoas em todo o país.?Foram cerca de?1,4?mil iniciativas em mais de?370?municípios de todas as regiões do país.?

Semana ENEF na Sicredi Iguaçu

A nível local, a Sicredi Iguaçu PR/SC/SP também participou da Semana ENEF com várias iniciativas nos municípios da sua área de atuação. Em 2021, mais de 120 colaboradores voluntários participaram do movimento e realizaram, aproximadamente, 80 oficinas do programa Cooperação na Ponta do Lápis para crianças, adolescentes e adultos. “A Sicredi Iguaçu, como nos outros anos, esteve muito engajada no desenvolvimento das ações de educação financeira. Neste ano, as inciativas impactaram mais de 2 mil pessoas, gerando um reflexo muito positivo na vida dos participantes, que terão a oportunidade de refletir sobre as suas finanças e melhorar a sua saúde financeira”, enfatiza o presidente da Sicredi Iguaçu, Lotario Luiz Dierings.