Nos últimos dias os municípios de Quedas do Iguaçu e São Jorge D’Oeste vem sofrendo com os grandes números de incêndio na mata entorno das águas do Rio Iguaçu.

A maioria destes incêndios são provocados de forma ilegal. No último sábado (25), uma destas queimas atingiu uma área de 30 mil metros quadrados, durando por dois dias. 

Diante disto, os municípios da região emitiram uma nota pública pedindo uma imediata vinda de efetivo de Corpo de Bombeiro Militar/Civil e Máquinas do Setor Rodoviário, para abertura de cordões de isolamento entre a parte queimada e a mata intacta, com o fim de buscar o fim do incêndio para o bem da humanidade.

A Polícia Militar também se posicionou sobre o fato e afirmou que nos próximos dias irá realizar uma ação para identificar o que ou quem está provocando os incêndios nas áreas de mata e com o Corpo de Bombeiros intensificar os combates as chamas na região. 

Em nota pública endereçada por diversas autoridades. Leia a nota completa abaixo: Luís Raimundo Corti, Diretor da Cohapar-Pr; Leila da Rocha, Prefeita de São Jorge d’Oeste; Gilson Tedesco, Presidente do Condomínio Águas Claras/Sociedade Civil Organizada/São Jorge d’Oeste; JOSE Maria Augusto Ferreira/Juca, Presidente da Câmara de Vereadores de São Jorge d’Oeste, diante da catástrofe/incêndio da mata do entorno das águas do Rio Iguaçu/Quedas do Iguaçu, depois de acionarem prefeitos, Secretários de Estado do Paraná, propõem Ação conjunta dos Municípios Lindeiros e outros, para destinarem efetivo de corpo de bombeiro militar/civil, máquinas do setor rodoviário, para abertura de cordões de isolamento entre a parte queimada e a mata intacta, com o fim de buscar o fim do incêndio para o bem da Humanidade. Recomendação é que em caracter de urgência reúnam-se Câmaras de Vereadores/Extraordinariamente para votar autorização de efetivos e máquinas à disposição do combate de incêndio. Em São Jorge d’Oeste já está pacificado intenção dos representantes dos poderes para envio de projeto e votação em sessão que pode ocorrer a qualquer momento. 

Att 27/12/2021. Luís Corti/Cohapar, Leila da Rocha/Prefeita São Jorge d’Oeste, Gilson Tedesco/Presidente Águas Claras e Juca Nico/Presidente Câmara de Vereadores de São Jorge D’Oeste.

Via: Redação SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação