Aconteceu neste domingo (6) mais uma etapa de limpeza do Rio Iguaçu, em Sulina, no Sudoeste do Estado. A ação é uma iniciativa da APAS (Associação dos Pescadores Amadores de Sulina) e acontece anualmente com objetivo de preservar o meio ambiente. Nessa edição participaram, além dos pescadores associados, outros amantes da pesca e da natureza.

O recolhimento do lixo começou por volta das 9 boras da manhã e se estendeu até por volta do meio dia. Segundo os organizadores foi recolhida cerca de uma tonelada de lixo, incluindo embalagens de agrotóxicos, algumas ainda com restos do produto. A iniciativa da APAS tem o apoio da prefeitura de Sulina e de empresas parcerias do meio ambiente.

O prefeito Paulo Horn (PSD) em entrevista à Nossa FM ressaltou a importância dessa ação. Segundo ele, a atitude dos pescadores ligados à associação tem promovido à conscientização da população e motivado ainda o envolvido de outros setores na preservação do meio ambiente. Ele citou o envolvimento das escolas do município, cujos professores têm trabalhado em conjunto com a APAS, desenvolvendo projetos de conscientização junto aos alunos.

O presidente da Associação de Pescadores, Clauber Henrique Merlo, popular Mano, comemorou o sucesso da ação nesse ano. Segundo ele, o número de barcos foi muito além do que estava programado, o que demonstra a confiança que os pescadores da região têm na associação, bem como mostra a preocupação de todos com o meio ambiente, garantindo o futuro melhor para seus filhos e netos, que poderão também desfrutar as belezas naturais da região.

Além da limpeza do rio, os pescadores aproveitaram ainda o domingo para fazer a soltura de cerca de 6 mil alevinos.