A Páscoa, em 2022, é uma doce oportunidade para os donos de pequenos negócios aumentarem suas vendas e superarem os prejuízos impactados nos últimos tempos pela pandemia. As expectativas de vendas para este ano são altas. Por isso, desenvolver uma lógica de produção, um planejamento de custos e de divulgação online são fundamentais para quem quer vender mais e fidelizar clientes.
Segundo o consultor do Sebrae Paraná, Lucas Hahn, uma questão bastante importante que os empreendedores precisam considerar na criação de produtos da Páscoa é se terão demanda e produção suficiente para atendê-la. “A primeira consideração nesse planejamento de execução é quanto esse empreendedor pretende vender. A partir disso, ele precisa se perguntar se tem condições de execução desse planejamento, considerando os custos embutidos nisso para formação do preço”, aconselha Lucas.
É preciso considerar todos os preços fixos e variáveis dentro de uma lógica de qualidade e analisar como o mercado tem se comportado. “Os consumidores estão sensíveis aos preços por causa da inflação. Tivemos uma perda de poder de compra. Uma estratégia é tentar manter o preço e diminuir a margem, ou seja, vender mais para ter um lucro próximo ou parecido nos anos anteriores”, acrescenta o consultor.
A microempreendedora individual Scheila Santos de Souza, de Mangueirinha, no sudoeste do Paraná, está apostando em apresentações diferentes de ovos de Páscoa. Ela costumava produzir ovos de chocolate para a família, mas, neste ano, depois de fazer um curso de produção de chocolate no Senac, resolveu comercializar.
Quinze dias depois de fazer o treinamento, Scheila anunciou em sua página no Instagram o cardápio com ovos de corte, de colher e trufado e também o bolo ovo que, como o próprio nome indica, tem recheio com camadas de bolo. “Comecei a divulgar há pouco tempo e já tenho várias encomendas. A expectativa é de boas vendas, pois os produtos são personalizados, podem ser pintados à mão e, comparando com outros ovos comercializados, têm ótimo custo-benefício”, detalha Scheila.
Os ovos são comercializados com pesos de 250, 350 e 500 gramas e os valores variam de R$ 50,00 a R$ 100,00.
Fonte/foto: Assessoria Sebrae/PR