Aproveitar a tecnologia a favor da educação. Com esse propósito a administração municipal de Candói reuniu professores e diretores da rede municipal de educação na noite de quinta-feira (24) no Centro Cultura Doridin Antunes. Na ocasião foram entregues smartphones, notebooks e televisores para professores e escolas do município. A inciativa faz parte do projeto “Educação com Conectividade”, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação e aprovado pela Câmara de Vereadores. O investimento da administração municipal, com recursos próprios, foi de R$ 1,6 milhão para aquisição dos equipamentos que farão a diferença no dia a dia de professores e alunos.
Conforme a secretária municipal de educação, Jaqueline Pinheiro Zarpelon, o projeto foi idealizado a partir das experiências obtidas durante a pandemia com o modelo de aulas online. “Essa pandemia fez a getne repensar nossos métodos em sala de aula e numa conversa com os professores elaboramos esse projeto, por isso estamos entregando 146 smartphones a todos os professores efetivos do município, além de notebooks para as chamadas e televisores para as escolas. Também estamos deixando um celular para a secretaria de cada escola”, disse.
O prefeito Aldoino Goldoni, o Dino, aproveitou o evento para enaltecer o papel importante exercido pelos professores, além de fazer anúncios de melhorias nas escolas, disponibilidade de internet de qualidade e também anunciou a construção de um novo CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) com recursos viabilizados pelo deputado federal Sérgio Souza (MDB). O chefe do executivo também fez questão de comentar sobre o salário os professores da rede municipal. Segundo ele, essa questão já está sendo debatida com a secretaria de educação e também o assunto será colocado em debate com os próprios professores, mantendo assim o dialogo entre executivo e servidores.
O vereador Osmar José Mis, o Zezinho (PTB), que é vice-presidente da Câmara Municipal, participou da solenidade de entrega e enalteceu a administração pela iniciativa. Zezinho também fez referencia ao papel importante que os professores exercem na vida das crianças e adolescentes da comunidade local com a disseminação de conhecimento que os tornará melhores para o futuro. Zezinho ainda fez questão de ressaltar que já se foi o tempo em que o trabalho em sala de aula necessitava apenas de lápis, caderno e giz. “Os tempos mudaram e nós precisamos acompanhar a tecnologia, a pandemia provou que celulares e notebooks são as novas ferramentas para que nossos filhos recebam as informações repassadas pelos professores, por isso apoiamos incondicionalmente esse projeto da secretaria de educação. Sempre que solicitados para apoiar causas como essa, estaremos à disposição do Poder Executivo”, frisou. Também acompanharam a solenidade, os vereadores Daio Santos, Sandra Kruk, Valmir Czarnieski e Juarez Borges Machado.