Em evento realizado na AABB na noite de terça-feira (19) foi apresentado à comunidade local, a comissão municipal de mulheres do agro. Organizado pelo Sindicato Rural de Chopinzinho, o evento contou com a presença, além de mulheres de sócios, representantes da Faep e autoridades ligadas ao agro. Após a solenidade de apresentação da comissão municipal do agro, o ex-secretário de agricultura do Paraná e atual consultor da Faep, Antônio Leonel Poloni, palestrou sobre a sucessão familiar, enfatizando o envolvimento da mulher nas atividades das propriedades rurais. Segundo ele, é de fundamental importância que as famílias se mantenham unidas em suas propriedades e que as mulheres tenham total conhecimento das atividades desenvolvidas.
O grupo de mulheres do agro já existe no Estado, através de uma iniciativa da Faep. A produtora rural Marisa Acorsi representa o município nessa comissão, motivo pelo qual resolveu estender a ideia para o cenário local, a fim de mobilizar e motivar as mulheres. O objetivo, segundo ela, é mobilizar as mulheres com intuito de valoriza-las cada vez mais a conduzir as atividades nas propriedades, junto com filhos e maridos.
A comissão local já conta com participação de 20 mulheres, mas a intenção é ampliar. Marisa Acorsi lembra que as interessadas podem procurar o Sindicato Rural para obter todas as informações sobre o grupo e também das reuniões e demais atividades a serem desenvolvidas. O presidente da entidade, Tadeu Acorsi, afirma que a inciativa é de suma importância para a evolução do agronegócio. Segundo ele, atualmente as mulheres já participam ativamente de cerca de 70% das atividades das propriedades, o eu tem auxiliado muito os maridos e os filhos nas decisões do dia a dia.
Para o diretor secretário do Sindicato Rural, Alfredo Renato Faga, a mobilização das mulheres mostra que é necessária participação igualitária nas atividades das propriedades. Conforme ele, o marido é a cabeça da propriedade, mas isso não impede que a mulher também possa conduzir as atividades desde o plantio até a colheita.
A presidente da Sociedade Rural de Chopinzinho, Loiliana Nervis Ceni, destaca que a comissão municipal chega para fortalecer ainda mais as mulheres que já tem participando de muitas ações voltadas ao setor agro. Ela classificou de importantíssima a iniciativa e a mobilização da classe em nível de município.