As características mais presentes nas melhores levantadoras do mundo são: visão aprimorada, leitura de jogo e precisão. Mas o que consolida uma carreira é manter o rendimento sob pressão. A levantadora Luanna do Colégio Nova Visão, de Chopinzinho, 15 anos, já demonstrou sua experiência e humildade atuando pelo Paraná contra o Rio de Janeiro no Brasileiro de Seleções, no jogo que ela diz ter sido o mais emocionante de sua carreira. “Elas nos provocaram o tempo inteiro, antes e durante o jogo, nós não respondemos, só ouvimos. Na quadra vencemos as cariocas, na casa delas, num jogo muito pegado, mas foi 3 a 0 para nós”, conta a atleta.

Desde bebê ela já convivia com o voleibol, já que os pais Ricardo e Ledinéia Vasquez Markus atuaram profissionalmente, hoje em dia eles investem no crescimento da filha. Luanna já foi convocada para o Laboratório da Seleção Brasileira e é considerada uma grande revelação do Paraná.

Luanna é fã do trabalho dos atletas brasileiros Macrís e Bruninho, mas lembra de uma levantadora que jogava com sua mãe. “A Carol Magia jogava voleibol e ainda estudava muito, passou em medicina na Universidade Federal, ela jogava e estudava demais, ela me fez acreditar que eu posso fazer as duas coisas bem”, comenta. Mesmo tendo o desafio de encarar escola, família e o voleibol, nunca pensou em praticar outro esporte e quando está em quadra a atleta diz se sentir muito bem. “Meu primeiro professor foi o Paulinho, agora tenho meu treinador Wellington, e tudo que tenho conquistado é graças a ele. Agradeço também a minha amiga Laurinha que é minha base para tudo”. Luanna é da equipe A do Nova Visão e da Associação Chopinzinhense de Esporte e Lazer.

Outro destaque do voleibol feminino da cidade de Chopinzinho é Alana Wilmsen que já foi considerada a melhor levantadora do Paranaense Sub-14 e atua pela equipe B do Colégio.

Resultados

Na noite de ontem aconteceu o encerramento da modalidade no regional dos JEPs com o masculino A do Colégio Sesi de Palmas levando o ouro e o Colégio José Armim Matte de Chopinzinho ficando com a prata. No feminino A e B, o Colégio Nova Visão de Chopinzinho conquistou o ouro. O Colégio Militar de Palmas ficou com a prata nas categorias A e B feminino. O Colégio Nossa Senhora das Graças conseguiu o bronze na categoria B e o Colégio João XVIII de Clevelândia ficou com o bronze na categoria A do feminino.

Fonte/foto: Paulo Cezar Farias - Assessoria