A quinta-feira (19) começou com mais um dia gelado no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Pelo segundo dia seguido, capitais registraram temperaturas abaixo de 10ºC.

É o dia mais frio da história da Distrito Federal: 1,4ºC. A cidade do Rio de Janeiro voltou a bater o recorde de frio do ano: às 4h desta, a Vila Militar marcou 11,5 graus, 0,3 grau abaixo da mínima desta quarta-feira (18). Belo Horizonte também bateu novo recorde: 4,4ºC entre 6h e 7h (às 4h, a sensação térmica chegou a -11,6ºC). Goiânia registrou 5ºC, a temperatura mais baixa para o mês de maio desde que as medições começaram a ser feitas, nos anos 60.

Na madrugada desta quarta-feira (18), quando a cidade de São Paulo registrou a madrugada mais fria do ano, com 6,6ºC marcados na estação do Mirante de Santana, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), duas pessoas morreram: uma em um centro da Prefeitura da capital e outra em Mauá, na Grande SP.

Em Santa Catarina, algumas cidades amanheceram com temperaturas abaixo de 2ºC. Cidades no Rio Grande do Sul registraram geada e mínimas de 3ºC. No Paraná, o frio começou a perder força, mas os termômetros seguem abaixo dos 10ºC.

O Inmet também publicou um alerta de perigo sobre a onda de frio para mais de 10 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Tocantins e Bahia. O alerta vale também para o Distrito Federal.

O frio atípico deve permanecer até 22 de maio. Um deslocamento da massa de ar polar coincide com a passagem de um ciclone extratropical, o que traz umidade e possibilita a ocorrência de eventos incomuns, como queda de neve e precipitação da chamada "chuva congelante".

(Fonte: G1 – Foto: MYCCHEL LEGNAGHI/SAOJOAQUIMON LINE/ JC)