A Escola Maria Evanira foi inaugurada em 2007 para atender alunos em período integral. Nestes 16 anos muitos profissionais partilharam experiências, ensinaram e aprenderam neste espaço. Muitas crianças foram conduzidas, orientadas e educadas. O espaço físico passou por mudanças, foram realizadas melhorias, ampliações, revitalização, adaptações de ambientes...mudanças com foco na melhoria da qualidade do ensino ofertado. A Escola passou a ser Centro Municipal de Educação Integral. Hoje a escola atende 213 alunos vindos das Escolas Santiago, Tancredo e Tasso. Conta com uma equipe de 23 profissionais.

A necessidade de ampliação de espaços foi solicitada ao FNDE ainda no ano 2015. No ano de 2019 foram liberados recursos no valor de R$ 445.635,00, mas a obra foi paralisada durante o período da pandemia.

O Município de Chopinzinho investiu R$122.005,12 em recursos livres para que as edificações fossem concluídas. 

No último dia 04 de agosto, foi realizado ato simbólico de entrega do novo espaço com banheiros, lavanderia e cinco amplas salas onde serão realizadas diversas oficinas pedagógicas.

O evento contou com a presença de autoridades e de profissionais que atuaram e atuam na instituição no decorrer destes 16 anos de atividades pedagógicas.

O Prefeito Edson Luiz Cenci, enfatizou a importância de cuidar da infância e de oportunizar as crianças aprendizagens significativas. Um ambiente de aprendizado adequado, organizado e seguro possibilita qualidade de vida e desenvolvimento de habilidades.