O mês de agosto se concentra nas campanhas de conscientização pelo fim da violência contra a Mulher. Desta forma, a Secretaria de Assistência Social, realizou na tarde de terça-feira, 30, o 1º Encontro do Agosto Lilás. O evento, faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340 de 7 de agosto de 2006, que completou, portanto em 2022, 16 anos de existência.
O objetivo do encontro, foi dar visibilidade ao tema, ampliando os conhecimentos e auxiliando as mulheres que sofrem algum tipo de violência. Várias ações vêm sendo realizadas em Saudade do Iguaçu pela prefeitura, esclarecendo sobre as diversas formas de violência doméstica, os direitos das mulheres e a necessidade da equidade de gênero. Os dados evidenciam que a violência contra a mulher afeta todas as classes sociais, idades, nível de escolaridade, raça e religiões e pode ocorrer em casa, entre pessoas da família.
O evento foi realizado das 13 às 16h, no CRAS. O encontro teve a participação do Prefeito Darlei Trento Prefeito , da Secretária de Assistência Social, Luciane Azevedo e de toda equipe do CRAS.
A palestra Magna, foi coordenada pelas Advogadas Larissa Gabriela Terebinto e Andressa Zatt Peruzzo, estas com experiências, em casos familiares e, principalmente são referências quando o assunto é Direito da Mulher. Na ocasião foram expostos os vários contextos de violências praticadas contra as mulheres. Após teve dinâmica de grupo com a Psicóloga voluntária Luana Bitencourt, sendo possível ouvir vários relatos de superação durante todo o evento, foi realizado sorteio de brinde, e também um delicioso coquetel de encerramento. O encontro teve contudo o objetivo de fornecer informações para que as mulheres se tornem cada vez mais fortes e reconheçam o seu valor.