Vanderley Zigger, presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), ex-presidente da Cresol Baser e ex-prefeito de Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná, foi nomeado na quarta-feira (16), pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, para compor a equipe de transição do Grupo de Trabalho do Desenvolvimento Agrário.  

Agricultor familiar no município de Coronel Vivida, formando em Ciência Política, Zigger atua no cooperativismo da agricultura familiar há mais de duas décadas. Participou do sistema de Cooperativismo de Crédito, foi dirigente de Instituto de Formação do Cooperativismo e desde 2017 é presidente da Unicafes. Para ele, ser escolhido para compor a equipe de transição do próximo governo é ter a oportunidade de lutar e reafirmar o compromisso com a agricultura familiar, com a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) e demais setores do cooperativismo solidário.  

Ziger, que está em Brasília (DF) acompanhando as primeiras reuniões da transição, afirmou que a pauta principal está voltada para a retomada da agenda de produção de alimentos e preservação ambiental, que são pontos preponderantes do Governo Lula, que visa o trabalho de combate à fome e à miséria, distribuição de alimentos aliado à produção sustentável. 

 Em entrevista à Nossa FM nesta quinta-feira (17), Zigger ressaltou que sua missão junto com os demais membros da equipe é reafirmar o papel do Pronaf, extensão rural, pesquisa, política de infraestrutura do campo, compra de alimentos, produção e consumo, energia limpa, entre outros temas transversais. “Nosso objetivo é tornar a agricultura familiar local de destaque, sendo protagonista e contribuindo com o desenvolvimento atual”, salientou Zigger.  

Da redação, com informações da assessoria Unicafes/PR