Alunos do curso de formação de soldados do 12º Grupamento de Bombeiros de Guarapuava  conheceram a estrutura da Brigada Comunitária de Candói na tarde do dia 22 de novembro. A atividade faz parte do processo de formação dos futuros Bombeiros Militares. A visitação foi monitorada pela Capitã Oresya, com auxílio de outros dois militares do Grupamento. Os alunos soldados tiveram a oportunidade de socializar com os agentes da Brigada, bem como de conhecer a estrutura de trabalho existente no município que tem aproximadamente 17 mil habitantes.

De acordo com a oficial, a visita fez parte da conclusão da disciplina relacionada às atividades de competência da Defesa Civil. “Foram repassadas todas as etapas, todas as nossas atividades enquanto Defesa Civil e agora encerrando nossa disciplina nós fizemos uma vistoria de produtos perigosos e também estamos visitando os Postos da  Brigada Comunitária da região para  conhecerem um pouco mais da nossa realidade e como funciona esse serviço prestado a comunidade. É uma oportunidade muito bacana de eles conhecerem na prática como esses serviços funcionam, pois dentro da sala de aula a gente fica muito na parte teórica”, revelou.  

A formação de soldados no Grupamento de Bombeiros de Guarapuava conta com 23 participantes. Alan Borges é um deles. Natural de Belém do Paraná, o futuro bombeiro tem 32 anos e há 15 anos mora no Paraná. Formado em jornalismo, Alan, que é filho de um militar do exército, conta que trabalhou em algumas empresas de comunicação da cidade Cascavel, oeste do Estado, onde reside, e que o acompanhamento de ocorrências no dia a dia da profissão o motivou a ingressar na corporação. “Sempre estive do outro lado da prancheta né, sempre acompanhei as notícias em Cascavel quando eu trabalhei em dois órgãos de imprensa e sempre via e admirava o trabalho do Corpo de Bombeiros, mais precisamente do Siate, então isso aí me acendeu uma vontade de conhecer novas possibilidades e graças a Deus ai deu certo e hoje estou com muito orgulho apreendendo esses novos ofícios do Corpo de Bombeiros do Paraná”, contou.

No grupo de 23 alunos, apenas uma mulher. É a jovem Sabrina Utri, de 26 anos. Natural do Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, ela conta que a admiração pela profissão foi determinante para prestar o concurso público. “A admiração pela profissão de Bombeiro que tem o objetivo de salvar vidas, isso me motivou e me levou a estudar para esse concurso e consegui lograr êxito e estou aqui no curso de formação, tudo isso com apoio da minha família”, revelou.  

A formação dos novos soldados deve ocorrer no primeiro semestre de 2023. Para a capitã Oresya, o ingresso de novos profissionais é sempre um motivo de satisfação. “É um trabalho importantíssimo e um desafio também né, porque nós temos um público totalmente distinto né, de várias idades, mas é muito bacana de conseguir desenvolver essas atividades e conseguir trazer mais pessoas para nosso meio enquanto Bombeiros Militares, então é uma satisfação e uma atividade desafiadora esse processo de educação, mas é muito gratificante ao térmico quando a gente consegue ver todos formados”, frisou.

Foto: Evandro Artuzi/ Nossa FM