Em sessão que durou menos de dez minutos, foi eleita nesta quarta-feira (13) a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Saudade do Iguaçu. Com ausência dos vereadores Auri Bittencourt da Silva (MDB), Clayton Bittencourt da Silva (PT) e Setembrino Nath (MDB), a única chapa registrada para a disputa foi eleita, tendo na presidência para o biênio 2023/2024 o jovem vereador Felipe Forgiarini (PSD).
A vice-presidência será ocupada por Luiz Fernando Vedana (PDT). A primeira e segunda secretaria, respectivamente, teve como eleitos Celso Giacomini (PV) e Henrique dos Santos (PSD). Os seis vereadores presentes na sessão votaram favoráveis à chapa. Durante a votação todos defenderam o consenso como forma de manter o legislativo unido em prol dos interesses da população Saudadense.
A nova mesa diretora assume no próximo mês de janeiro.
Reajuste para secretários municipais
Além dessa sessão de eleição, outras duas sessões extraordinárias foram realizadas nesta quarta-feira (13). Na ocasião foi aprovado aumento de salário dos secretários municipais, cujo vencimento passa dos atuais R$ 5.100,00 (cinco mil e cem reais) para R$ 7.800,00 (sete mil e oitocentos reais).
O vereador Valdir Bageston de Ramos, o Dego (PDT), foi contrário ao reajuste. Na justificativa disse que os secretários atuais não fazem jus ao reajuste pelo fato de não estar entregando um serviço adequado à comunidade.
Entretanto, o atual presidente Josemar Cemim (PV) defendeu o aumento e declarou que houve falhas ao longo desse ano, mais que em 2023 os secretários deverão se empenhar para atender os anseios da população.