O objetivo é construir um Centro Cultural, na comunidade de Bugre Alto, no interior do município de Chopinzinho, tradicional por receber eventos religiosos e festas tradicionais.

Em Brasília, a deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD-PR) esteve no Ministério do Turismo, para entregar à nova ministra, Daniela do Waguinho, um pedido para a construção de Centro Cultural, na comunidade de Bugre Alto, município de Chopinzinho. A reunião aconteceu na última terça-feira (31). Leandre e Daniela foram colegas, na Câmara dos Deputados, durante a 56ª legislatura e atuaram, juntas, na defesa da Primeira Infância e em defesa das pessoas idosas no parlamento brasileiro.

O pedido para a construção do Centro Cultural em Chopinzinho, foi entregue à deputada Leandre pelo prefeito, Edson Luiz Cenci, o Neco, e pela secretária de Educação, Cultura e Esporte de Chopinzinho, Maria Lúcia Lazarotto. O objetivo é investir R$ 1.500.000,00 do Ministério do Turismo para a obra.

Leandre explicou para a ministra Daniela que, em Chopinzinho, há mais de 60 anos é realizada a Festa do Imigrante na comunidade do Bugre Alto. A festividade conta com a participação de autoridades estaduais e também celebração religiosa.

“Todos os anos, na sexta-feira Santa, é realizada na comunidade de São Luiz, em Chopinzinho, a encenação da morte e ressurreição de Cristo, que movimenta o turismo local pela presença de visitantes de outros municípios da Região Sudoeste do Paraná, que vão acompanhar o evento religioso”, completou.

A deputada paranaense também debateu com a ministra apoio ao Governo do Estado do Paraná na área de turismo. Em breve, Leandre vai se licenciar da Câmara dos Deputados para assumir a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial do Governo do Paraná.

A comunidade

De acordo com a Prefeitura de Chopinzinho, a comunidade 25 de Julho foi fundada no ano de 1955, na comunidade do Bugre Alto, município de Chopinzinho, Paraná. É uma comunidade unida e organizada que concentra um grande número de descendentes alemães. No documento, a prefeitura defende que a comunidade procura valorizar sua cultura e sua arte incentivando a fala do idioma, a participação das crianças e dos jovens no Grupo de dança Freundschaft Tanzgruppe, e realizando festividades tradicionais como: a Festa do Imigrante, do Colono e do Motorista 2e a Noite Cultural Alemã, onde é servido café colonial e há apresentações de grupo de dança folclórica germânica.

(Rafael H. Barzotto - Assessor de Imprensa)