Aconteceu em Sulina neste domingo (05) a 11ª edição de limpeza do Rio Iguaçu, evento promovido pela APAS (Associação de Pescadores Amadores de Sulina). Neste ano, segundo os organizadores, foram 44 barcos participantes. O trabalho começou por volta das 08 horas da manhã com café e encerrou por volta do meio dia, quando foi oferecido um almoço a todos os participantes.

Conforme Selvino Lira, um dos organizadores, foi retirada do lago uma tonelada de lixo, de todos os tipos. A iniciativa contou com apoio de várias empresas de Sulina e da região, bem como da administração municipal. O prefeito Paulo Horn fez questão de acompanhar e ajudar na limpeza.

Em entrevista à Nossa FM, ressaltou a importância dessa ação para o meio ambiente e para o município de Sulina. De acordo com ele, iniciativas assim precisam de apoio e da participação do Poder Público, afinal, são ações em prol de toda a comunidade. E a cada limpeza, se aumenta a conscientização da população ribeirinha, principalmente quando se fala em jogar embalagens de agrotóxicos na água. Mesmo com a grande quantidade de lixo recolhido, já dá pra observar que as embalagens têm diminuído, disse.  

A Associação de Pescadores Amadores ainda aproveitou o ato de limpeza do rio para outra ação importante em prol da natureza. Na ocasião foi feita a soltura de 10 mil alevinos, de espécies nativas do Rio Iguaçu.  

Clique aqui e assista a reportagem em vídeo