Com o objetivo principal de reduzir ao máximo o número de mortes evitáveis no trânsito, um grupo de deputados estaduais do Paraná apresentou um projeto de lei estabelecendo parâmetros que visam a implantação da “Visão Zero” no planejamento viário do estado.
 
O conceito de Visão Zero foi implantado como política pública na Suécia nos anos 90, com reconhecidos resultados na melhoria dos sistemas de transporte e redução dos índices de acidentes – o país praticamente erradicou o número de mortes no trânsito.
 
“É um modelo que está se espalhando por todo o mundo, acumulando experiências de  sucesso. E acreditamos que o Paraná precisa implantar políticas nesse sentido com urgência, haja visto que  está dentre os três estados brasileiros com maior número de mortes absolutas no trânsito”, afirma o deputado Reichembach, um dos signatários da proposta.
 
O texto apresentado prevê a criação de campanhas permanentes de educação no trânsito, monitoramento e identificação do perfil de circulação e acidentes, capacitação de gestores públicos e profissionais que atuem em áreas ligadas ao trânsito, treinamento de condutores de veículos de transporte público de passageiros quanto à convivência com ciclistas e pedestres, dentre outras ações.
 
O projeto também estipula o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, celebrado anualmente no terceiro domingo de novembro, como data principal para dar visibilidade ao conceito de visão Zero no Paraná, inserindo a data no calendário oficial de eventos do Paraná.

Fonte/foto: Assessoria